Crianças com queixa de dificuldade escolar que procuram ajuda psicológica: avaliação intelectual através do WISC
Palavras-chave:
Avaliação psicológica, Dificuldade de aprendizagem escolar, Avaliação intelectualResumo
O presente estudo tem por objetivo detectar indicadores específicos de problemas na área intelectual associados à queixa de dificuldade de aprendizagem escolar, através do WISC, técnica rotineiramente empregada pelo psicólogo no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, levando-se em conta a presença ou não de solicitação de ajuda psicológica motivada pelo problema escolar. Foram avaliadas 75 crianças subdivididas cm três grupos: 25 crianças com atraso escolar, cujas famílias procuraram assistência psi cológica fora da escola; 25 crianças com atraso escolar, cujas famílias não procuraram assistência e 25 crianças sem problema escolar. Aplicou-se, cm meio a um processo de avaliação psicopedagógica, o WISC completo (12 subtestes), alternando-se os subtestes verbais e de execução. Os resultados mostraram haver diferenças significativas entre as crianças com atraso escolar e as sem problemas de aprendizagem, no desempenho global nas três escalas - Geral, Verbal e de Execução. As primeiras apresentaram resultados mais rebaixados do que as segundas, que, por sua vez, mostraram resultados predominantemente na média da amostra original do teste. Particularmenteno grupo de crianças com queixa escolar e procura de assistência tende a ocorrer maior discrepância entre as áreas verbal e de execução, em favor da segunda, e maior comprometimento na área de resistência à distraibilidade, quando comparado com os outros dois grupos. O grupo de crianças com atraso escolar e sem procura de atendimento parece ser o mais heterogêneo dos três, tendendo a ser um grupo intermediário por apresentar características próximas tanto do grupo com queixa escolar e procura de ajuda externa à escola, quanto do grupo sem problema escolar. Este, por sua vez, parece ser o mais homogêneo e com mais recursos, principalmente na área verbal.
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