Crianças com queixa de dificuldade escolar que procuram ajuda psicológica: avaliação intelectual através do WISC

Autores/as

Palabras clave:

Avaliação psicológica, Dificuldade de aprendizagem escolar, Avaliação intelectual

Resumen

O presente estudo tem por objetivo detectar indicadores específicos de problemas na área intelectual associados à queixa de dificuldade de aprendizagem escolar, através do WISC, técnica rotineiramente empregada pelo psicólogo no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, levando-se em conta a presença ou não de solicitação de ajuda psicológica motivada pelo problema escolar. Foram avaliadas 75 crianças subdivididas cm três grupos: 25 crianças com atraso escolar, cujas famílias procuraram assistência psi­ cológica fora da escola; 25 crianças com atraso escolar, cujas famílias não procuraram assistência e 25 crianças sem problema escolar. Aplicou-se, cm meio a um processo de avaliação psicopedagógica, o WISC completo (12 subtestes), alternando-se os subtestes verbais e de execução. Os resultados mostraram haver diferenças significativas entre as crianças com atraso escolar e as sem problemas de aprendizagem, no desempenho global nas três escalas - Geral, Verbal e de Execução. As primeiras apresentaram resultados mais rebaixados do que as segundas, que, por sua vez, mostraram resultados predominantemente na média da amostra original do teste. Particularmenteno grupo de crianças com queixa escolar e procura de assistência tende a ocorrer maior discrepância entre as áreas verbal e de execução, em favor da segunda, e maior comprometimento na área de resistência à distraibilidade, quando comparado com os outros dois grupos. O grupo de crianças com atraso escolar e sem procura de atendimento parece ser o mais heterogêneo dos três, tendendo a ser um grupo intermediário por apresentar características próximas tanto do grupo com queixa escolar e procura de ajuda externa à escola, quanto do grupo sem problema escolar. Este, por sua vez, parece ser o mais homogêneo e com mais recursos, principalmente na área verbal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, L.; ROAZZI, A. E SPINILLO, A. (1989). O estudo da inteligência: divergências, convergências e limitações dos modelos. Psicologia: Teoria e Pes­ quisa, 5 (2), 217 - 230.

BROWN, A. L. E FERRARA, R. A.(1985). Diagnozing zones of proximal development. ln: J. V. WERTSCH. Culture, communication and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 273 - 305.

CAMPIONE, J. C.(1989). Assisted assessmcnt: A taxono­ my of approaches and an outline of strenghts and weakness. Journal of Learning Disabilities, 22 (3), 151 - 165.

CARRAHER, T. N. (1989). O método clinico - usando os exames de Piaget. São Paulo: Cortez Editora.

CAR.RAHER, T. N.(1989). Sociedade e Inteligência. São Paulo: Cortez Editora.

CLARIZIO,H. E VERES, V.(1984).Ashort-form version ofthe WISC - R for the leaming disabled. Psychology in the Schools, 21 (2), 154 - I57.

CUNHA, J. A. e colaboradores (1993). Psicodiagnóstico - R. Porto Alegre: Artes Médicas.

FARNHAM - DIGGORY, S. (1986). Time, now, for a little serious complexity. ln: S. J. CECI. Handbook of cognitive, social and neuropsychological aspects of learning disabilities. London: Lawrence Erlbaum As­ sociates Publishers, 95 - 122, vol. 1.

FLETCHER, J. M. E MORRIS,R. (1986). Classification of disabled leamers: beyond exclusionary definitions. ln: S. J. CECI. Handbook of cognitive, social, and neuropsychologicalaspects oflearning disabled.Lon­ don: Lawrence Erlbaum Associates publishers, 55 - 80, vol. 1.

FUERST, D. R. ; FISK, J. L. E ROURKE, B. P. (1990). Psychosocial functioning of learning-disabled chil­ dren: relations bctween WISC Verbal IQ - Perfor­ mance lQ discrepancies and peri,onality subtypes. Journal of Counsulting and Clinicai Psychology, 58 (5), 657 -660.

GALVIN, G. A.(1981). Uses and abuses ofthe WISC- R with the learning disabled. Journal of Learning Disa­ bilities, 14 (6), 326 - 329.

GLASSER, A. J. E ZlMMERMAN, 1. L. (1972). WISC -Interpretación clinica de la Escala de Wechsler para ninas. Madrid: Ediciones TEA.

GROSSMAN, F. M.E GALVIN, G. A.(1987). Clinically and thcoretically derivcd WISC - R subtcst re­ groupings: predicting acadcmic achievement in a re­ ferrai population. Psychology in the Schools, 24, 105- 110.

GUTKIN, T. B. (1979). Bannatyne patterns of Caucasian and Mexican-American learning disabled children. Psychology in the Schools,16 (2), 178 - 183.

HILTON, G. B.E WORKMJN, P. A.(1982). Psychoedu­ cacional assesssment - integrating concepts and tech­ niques. Orlando: Grune e Stratton.

JORGENSON, C. B.; DAVIS, W. E ANGERSTEIN, G. (1986). Variables which distinguish among classifica­ tions of excepcional children: learning disabled, cmo­ tionally disturbed, and educable mentally retarded. lnternational Journal of Neurocience, 29, 73 - 7.

KATARIA, S.; HALL, C. W. ; WONG, M. M. e KEYS, G. F. (1992). Learning styles ofLD and NLD ADHD children. Journal o/Clinicai Psychology, 48 (3), 371 -378.

KAUFFMAN, A. S. (1975). Factor analysis ofthe WISC - R at 11 age leveis between 6 1/2 and 16 1/2 years. Journal of Counsulting and Clinica! Psychology, 43 (2), 135 - 147.

K.AUFFMAN, A. S. (1976). Verbal - Performance IQ discrepancies onthe WISC- R.Journal ofCounsulting and Clinica! Psychology, 44 (5), 739 - 744.

KAUFFMAN, A. S. (1981). Toe WISC - R and learning disabilities assesssment: state of the art. Journal of Learning Disabilities, 14 (9), 520 - 526.

KAUFFMAN, A. S. e DOPPELT, J. E. (1976). Analysis ofthe WISC - R standardization data in terrns ofthe stratification variables. Child Development, 47, 165 -171.

KEHLE, T. J.; CLARK, E. e JENSON, W. R.(1993). The development of tcsting as applied to School Psycho­ logy. Journal ofSchool Psychology, 31, 143 -161.

MARTIJRANO, E. M.; MAGNA, J. M. E MURTHA, P. C. (1992). Contribuição ao diagnóstico das di­ ficuldades de aprendizagem escolar. Revista de Psi­ copedagogia, 11 (24), 7 - 1S.

MlSHRA, S. P.; LORD, J. e SABERS, D. L. (1989). Cognitive proccss underlying WISC - R perfonnance of gifted and learning disabled navajos. Psychology in the Schools,26, 31 - 36.

OAKLAND,T. eHU,S.(1993).Intemational perspcctives on tests used with children and youths. Journal of School Psychology, 31, 501 - 517

PETERSEN, C. R. e HART, D. H. (1979).Factor structure ofthe WISC - R for a clinic-referred population and specificsub-grupos.Journa/ofCounsulting and Clini­ cai Psychology, 47 (3), 643 - 645.

PIOTROWSK.I, R. J. (1978). Abnonnality of subtestscore diffcrcnces on the WISC - R. Journal of Counsulting and Clinicai Psychology, 46 (3), 569 - 570.

PIOTROWSK.I, R. J. e GRUBB, R. D. (1976). Significant subtest score differences on the WISC - R. Journal of School Psychology, 14 (3), 202 - 206.

SÁNCHEZ, M. D. P. (1987). El potencial de aprendizaje: un modeloy un sistema aplicado de evaluación. Mur­ cia: ICE - Universidad de Murcia.

SCHOOLER, D. L.; BEEBE, M. C. e KOEPKE,T. (1978). Factor analysis ofWISC - R scores for children iden­ tified as learningdisabled educable mentally impaired, and emotionally impaired. Psychology in the Schools, 15 (4), 478 - 485.

SIEGEL, L. S. e HEAVEN, R. K. (1986). Categorization of learning disabilities. ln: S. J. CECI. Handbook of cognitive, social and neuropsychological aspects of learning disabilities. London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 95-122, vol l.

SMITH, M. D. (1978). Stability of WISC - subtest pro­ filies for leaming disabled children. Psycho/ogy in the Schools, 15 (!), 4 - 7.

TINGSTROM, D. H. e PFEIFFER, S. I. (1988). WISC -R factor structure in a referred pediatric population. Journal of Clinicai Psychology, 44 (5), 799 - 802.

TIOSSO, L. H. (1989). Dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita: uma visão multidisciplinar.Tese de Doutoramento. Universidade de São Paulo.

UDZIELA, A. D. c BARCLAY, A. G. ( 1984). Deficits in Bannatynes sequencing ability on lhe WISC and WISC- R for midly retarded and boderlinefunctioning children over time. Psychology in the Schools,21, 15- 18.

VAN IJZENDOORN, W. J. E. e BUS, A. G. (1993). How valid are experts' prognoses on children with learning problems? Journal of School Psychology, 31, 317-325.

VANCE, H. B. e GAYNOR, P. (1976). Analysis of cog­ nitive abilties for learning disablcd childrcn. Psycho­ logy in the Schools, 13 (4), 477 - 483.

WECHSLER, D. (1964). Escala de Inteligência para Crianças - WISC - Manual de aplicacão e cotação. Tradução AnaMaria Poppovic. Riode Janeiro: CEPA.

WEINBERG, R. A. (1989). Intclligence and IQ -Land­ markIssues and greatdebates.American Psychologist, (fev.), 98 - 103.

WEISS, M. L. L. (1992). Psicopedagogia Clínica -uma visão diagnóstica. Porto Alegre: Artes Médicas.

WIESE, M. J.; LAMB, e. e PIERSEL, w. e. (1988).

WISC - R factor scorcs and student se)f-ratings of behavior as predictors of academic achievement. Psy­ chology in the Schools, 25, 35 - 41.

Publicado

1996-04-30

Cómo citar

Linhares, M. B. M., Marturano, E. M., Loureiro, S. R., Machado, V. L. S., & Lima, S. A. de. (1996). Crianças com queixa de dificuldade escolar que procuram ajuda psicológica: avaliação intelectual através do WISC. Estudos De Psicologia, 13(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12256