Contexto escolar na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Ajustamento emocional, Orientação psicológica, Ajustamento social

Resumo

A transição entre os dois ciclos do Ensino Fundamental é um processo com antecipações e expectativas no 5º e demandas e adaptações no 6º ano. O objetivo deste trabalho é investigar efeitos da transição levando em consideração a natureza da transição. Realizou-se um estudo prospectivo com duas coletas de dados (5º e 6º ano). Participaram 379 alunos de escolas públicas (212 meninas), com média de idade de 10,6 anos (DP = 0,91) no início da pesquisa. Utilizou-se a Prova Brasil, Escala de Stress Infantil, Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, Questionário para Avaliação do Autoconceito e Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças. Nas comparações entre os anos, crianças que não mudaram de escola apresentaram maior estabilidade, sobretudo no autoconceito acadêmico; as encaminhadas para escolas municipais apresentaram maior decréscimo no autoconceito e na satisfação com a vida. A mudança de escola parece amplificar as demandas da transição.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

CASSONI, C. ., MARTURANO, E. M., FONTAINE, A. M., & LEME, V. B. R. (2023). Contexto escolar na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7363

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO