TESTE DE AUDIBILIZAÇÃO EM CRIANÇAS COM HISTÓRIA DE DIFICULDADE NA AQUISiÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Maria Beatriz M. Linhares FMRP/USP
  • Mana Sueli Eduardo Prioll FMRP/USP
  • Edna Maria Marturano FMRP/USP

Palavras-chave:

audibilização, dificuldades de leitura, dificuldades de escrita

Resumo

Investigou-se a adequação de Teste de Audibilização para a avaliação de habilidades de linguagem receptiva em crianças com problemas de aprendizagem escolar. O teste foi administrado a 60 crianças encaminhadas a um serviço de psicopedagogia, cuja idade média estava aproximadamente dois anos acima da idade da amostra de padronização do teste. A análise dos dados incluiu comparações com as normas do teste para crianças de sete anos, correlação com resultados obtidos no WISC e comparação entre grupos de crianças com diferentes níveis de leitura oral. Os resultados sugerem que o instrumento tem valor diagnóstico em casos individuais de crianças mais velhas com resultados abaixo das normas do teste, fornecendo informações úteis tanto a respeito de prejuízo global na linguagem receptiva como a respeito de dificuldades verbais específicas.

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Publicado

1993-04-30

Como Citar

M. Linhares, M. B. ., Eduardo Prioll, M. S. ., & Marturano, E. M. . (1993). TESTE DE AUDIBILIZAÇÃO EM CRIANÇAS COM HISTÓRIA DE DIFICULDADE NA AQUISiÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. Estudos De Psicologia (Campinas), 10(1), 65–78. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8080

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