SISTEMA DE FICHAS: AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE DELINEAMENTO EXPERIMENTAL DE NÍVEIS DE BASE MÚLTIPLOS.

Autores

  • Marina BANDEIRA Funrei - S. J. Dei Rei
  • Mauro José GOMES Funrei - S. J. Dei Rei

Palavras-chave:

TOKEN PROGRAM, MULTIPLE BASELINES, SUPERVISION, DEFICIENT CHILD

Resumo

Os efeitos terapêuticos de um sistema de fichas para o tratamento de uma criança deficiente foram avaliados através do delineamento experimental de níveis de base múltiplos. Os resultados mostram não só um aumento na frequência dos comportamentos-alvo, mas também efeitos amplos e generalizados do sistema de fichas sobre a natureza das relações interpessoais da criança com as pessoas que a rodeiam. Os autores destacam especialmente as vantagens dos delineamentos individuais em termos de sua viabilidade para situações clínicas, sua flexibilidade e sua importância para a formação do aluno de graduação em estágio clínico, uma vez que possibilita uma continuidade com sua formação básica em psicologia experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AYLLON, T. e AZRIN, N. H. (1974). O emprego de fichas-vale em hospitais psiquiátricos. Um sistema motivacional para terapia e reabilitação. São Paulo: EDUSP.

CAMPBELL, D.T. e STANLEY, J.C. (1979). Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: EDUSP.

GAMBRILL, E.D. (1978). Behavior modification: Hundbook of Assesment, intervention and evaluatlon. London: Jossey-Bass Publishers. pp. 60-68.

HERSEN, M. e BARLOW, D.H. (1976). Single case experimental designo Strategies for studying behavior change. New York: Pergamon Press.

LETTNER, H.W. e RANGÉ, B.P. (1988). Manual de psicoterapia comporta mental. São Paulo: Manole.

QUELLET, R. e BANDEIRA, M. (1987). l'entrainment aux habilétés sociales et Ia generalisation. Revue de Modification du Comportament, vol. 17, N.2, pp. 5-12.

Downloads

Publicado

1991-12-31

Como Citar

BANDEIRA, M. ., & GOMES, M. J. . (1991). SISTEMA DE FICHAS: AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE DELINEAMENTO EXPERIMENTAL DE NÍVEIS DE BASE MÚLTIPLOS. Estudos De Psicologia, 8(2), 138–153. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7996

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS