Competência social de psicóticos: o comportamento de alternância da fala em situações de fazer e receber críticas

Autores

  • Marina BANDEIRA Universidade Federal de São João del Rei
  • Sabrina Martins BARROSO Universidade Federal de São João Del Rei
  • Fernanda Vale REIS Universidade Federal de São João Del Rei
  • Tais Ribeiro GASPAR Universidade Federal de São João Del Rei
  • Magali Milene SILVA Universidade Federal de São João Del Rei.

Palavras-chave:

competência social, psicóticos, inclusão social, desempenho de papéis, pacientes psiquiátricos

Resumo

Investigou-se o comportamento de alternância da fala de 35 participantes psicóticos comparativamente a 35 participantes não-clínicos. Dois observadores treinados observaram-nos interagindo com interlocutores treinados em quatro situações sociais de fazer e receber críticas em desempenho de papéis gravados em vídeo. Variaram-se o tipo de situação e o gênero do interlocutor. Os resultados significativos mostraram que o grupo clínico deixou de alternar sua fala com a do interlocutor com mais freqüência do que o grupo não-clínico e teve mais alternâncias curtas, monossilábicas e apenas com sons, assim como menor número de palavras por alternância. O grupo clínico apresentou maior proporção de alternâncias descontextualizadas e de conteúdo verbal insuficiente, assim como maior número de pausas. Ambos os grupos apresentaram mais distúrbios no momento da alternância ao receber do que ao fazer críticas e alternâncias mais longas frente ao interlocutor masculino. Esses resultados replicam dados de outros pesquisadores em outros contextos culturais e indicam quais dimensões específicas da alternância da fala necessitam ser focalizadas no treinamento de habilidades sociais de pacientes psiquiátricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Argyle, M. (1984). Social skills and the analysis of situations and conversations. In C.R. Hollin & P. Trower (Org.). Handbook of social skills training: clinical applications and new directions (p.185-216). New York: Pergamon Press.

Argyle, M. (1994) Psicologia del comportamiento interpessoal Madri: Alianza Universidad.

Argyle, M., & Kendon, A. (1967). The experimental analysis of social performance. Advances in Experimental Social Psychology, 3, 55-98.

Bandeira, M. (2002). Escala de avaliação da competência social de pacientes psiquiátricos, através de desempenho de papéis. Avaliação Psicológica, 1 (2), 159-171.

Bandeira, M., Cardoso, C.S., Fernandes, M.L., Resende, R.A., & Santos, S.C.A.S. (1998). Competência social de psicóticos: validação social de habilidades específicas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 47 (5), 217-226.

Bandeira, M., Gelinas, D., & Lesage, A. (1998). Desinstitucionalização: o programa de acompanhamento intensivo na comunidade. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 47 (12), 627-640.

Bandeira, M., & Tremblay, L. (1998). Competência social de psicóticos: um estudo de validação social. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 47 (4), 185-192.

Bandeira, M. & Ireno, E.M. (2002). Reinserção social de psicóticos: avaliação global do grau de assertividade, em situações de fazer e receber crítica. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15 (3), 665-675.

Bandeira, M., Machado, E.L., & Pereira, E.A. (2002). Reinserção social de psicóticos: componentes verbais e não-verbais do comportamento assertivo em situações de fazer e receber críticas. Psicologia: Reflexão e Crítica,15 (1), 89-104.

Bellack, A.S., Morrison, R.L., Mueser, K.T., & Wade, J.H. (1989). Social competence in schizoaffective disorder, bipolar disorder, and negative and non-negative schizophrenia. Schizophrenia Research, 2, 391-401.

Bellack, A.S., Morrison, R.L., Mueser, K.T., Wade, J.H., & Sayers, S. L. (1990). Role play for assessing the social competence of psychiatric patients. Journal of Consulting and Clinical Psychology,2 (3), 248-255.

Donahoe, C.P., & Driesienga, S.A. (1988). A Review of social skills training with chronic mental patients. In M. Hersen, R.M. Eisler & P.M. Miller (Org.). Progress in Behavioral Modification (v. 23, p.131-164). Newbury Park, CA: Sage.

Fischetti, M., Curran, J.P., & Wessberg, H.W. (1977). Sense of timing: a skills deficit in heterosexual- socially anxious males. Behavior Modification,1 (2), 179-195.

Hogarty, G.E., Anderson, C.M., Reiss, D.J., Kornblith, S.J., Greenwald, D.P., Ulrich, R.F., & Carter, M. (1991). Family psychoeducation, social skills training, and mainterance chemotherapy in the aftercare treatment of schizophrenia. Archives of General Psychiatry,48, 340-347.

Kazdin, A.E. (1977). Assessing the clinical or applied importance of behavior change through social validation. Behavior Modification, 1, 427-451.

Kendon, A. (1967). Some functions of gaze direction in social interaction. Acta Psychology, 26, 22-63.

Liberman, R.P. (1984). Social skills training with relapsing schizophrenics: an experimental analysis. Behavior Modification,8, 155-173.

Liberman, R.P. (1986). Psychiatric rehabilitation of schizophrenia: editor's introduction. Schizophrenia Bulletin, 12, 540-541.

Liberman, R.P., Wallace, C.J., Blackwell, C.A., Eckman, T.A., Vaccaro, J.V., & Kuehnel, T.G. (1993). Innovations in skills training for the seriously mentally ill: the ucla social and independent living skills modules. Innovations and Research, 2, 43-60.

Merluzzi, T.V., & Biever, J. (1987). Role-playing procedures for the behavioral assessment of social skill: a validity study. Behavioral Assessment,9, 361-377.

Moos, R.H. (1968). Situacional analysis of a therapeutic community milieu. Journal of Abnormal Psychology, 73 (1), 49-61.

Mueser, K.T., Bellack, A.S., Douglas, M.S., & Morrison, R.L. (1991). Prevalence and a stability of social skills deficits in schizophrenia. Schizophrenia Research, 5, 167-176.

Nelson, R.O., Hayes, S.C., Felton, J.L., & Jarret, R.B. (1985). A comparison of data produced by different behavioral assessment techniques with implications for models of social-skills inadequacy. Behavior Research and Therapy, 23 (1), 1-11.

Stein, L.I. & Test, M.A. (1980). Alternative to mental hospital treatment: conceptual model, treatment program and clinical evaluation. Acta Gen Psychiatry, 37 ( 4), 392-397.

Torgrud, L.J., & Holborn, S.W. (1992). Developing externally valid role-play for assessment of social skills: a behavior analytic perspective. Behavioral Assessement, 14, 245-277.

Tremblay, L. (1992). Évaluation de la competence sociale de personnes souffrant de troubles mentaux graves: études de validation sociale Relatório n. RS-1725-089. Conseil Québecois de la Recherche Sociale, Montréal.

Tremblay, L., & Bandeira, M. (1989). L'Evaluation ecologique des habiletes sociales (EEHS). Document Inedit de L Institut Pinel de Montreal.

Trower, P. (1980). Situational analysis of the components and processes of behavior of socially skilled and unskilled patients. Journal of Consul and Clinical Psychology, 48, 327-339.

Wallace, C.J., Liberman, R.P., Mackain, S.J., Blackwell, G., & Eckman, T.A. (1992). Effectiveness and replicability of modules for teaching social and instrumental skills to the severely mentally ill. American Journal of Psychiatry, 149 (5), 654-658.

Downloads

Publicado

2004-12-31

Como Citar

BANDEIRA, M. ., BARROSO, S. M. ., REIS, F. V. ., GASPAR, T. R. ., & SILVA, M. M. . (2004). Competência social de psicóticos: o comportamento de alternância da fala em situações de fazer e receber críticas. Estudos De Psicologia, 21(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6709