Comportamento assertivo e sua relação com ansiedade, locus de controle e auto-estima em estudantes universitários
Palavras-chave:
ansiedade, auto-estima, comportamento assertivo, locus de controleResumo
Foram estudados o comportamento assertivo e sua relação com ansiedade, locus de controle e auto-estima. Participou da pesquisa uma amostra aleatória de 135 universitários, de ambos os sexos, com idade média de 25 anos. Foram aplicadas as escalas de assertividade de Rathus, locus de controle de Levenson, auto-estima de Dela Coleta e a escala de ansiedade IDATE-traço. Os resultados indicaram que os estudantes da área de ciências exatas apresentaram escores mais elevados de assertividade e de auto-estima e escores menos elevados de ansiedade do que os de ciências humanas. Não houve diferença significativa de gênero. Os resultados mostraram uma correlação positiva significativa entre os escores de assertividade e o grau de internalidade (r=0,23) e de auto-estima (r=0,54). Constatou-se ainda uma correlação negativa significativa entre assertividade e grau de ansiedade (r=-0,55). Esses resultados confirmam dados da literatura, indicando que o comportamento assertivo está relacionado à baixa ansiedade e à alta internalidade e à alta auto-estima, com implicações para o treinamento do comportamento assertivo.
Downloads
Referências
Anderson, R.T. (1997). Anxiety or ignorance: the determinants of interpersonal skill display. Dissertation abstracts International: Section B: The Sciences and Engineering, 57 (9-B), 595-599.
Appelbaum, A., & Tuma, J. (1975). Internal-external control and social assertiveness of subjects high and low in social desirability. Psychological Reports, 37 (1), 319-322.
Biaggio, A., & Natalício, L. (1979). Inventário de Ansiedade Traço-Estado Rio de Janeiro: Cento Editor de Psicologia Aplicada.
Creed, A., & Funder, D. (1998). Social anxiety: from the inside and outside. Personality and Individual Differences, 25, 19-33.
Del Prette, Z.A., & Del Prette, A. (1999). Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação 2. ed. Petrópolis: Vozes.
Dela Coleta, J.A. (1979). Escala de locus de controle interno-externo de Rotter: um estudo exploratório. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 31 (4), 167-181.
Dela Coleta, J.A. (1980). Atribuições de causalidade em presos, cegos e amputados Tese de doutorado, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
Dela Coleta, M. (1987). Escala multidimensional de locus de controle de Levenson. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 39 (2), 79-97.
Halford, K., & Foddy, M. (1982). Cognitive and social skills correlates of social anxiety. British Journal Clinical Psycholody, 21 (Feb), 17-28.
Kernis, M.H., Cornell, D.P., Sun, C., Berry, A., & Harlow, T. (1993). There's more to self-esteem than whether it is high or low: the importance of stability of self-esteem. Journal of Personality and Social Psychology, 65 (6), 1190-1204.
Kremer, J.F., Bringle, R.G., & Cave, P. (1980). Anxiety and aggression of high and low assertive persons following conflict. Personality and Individual Differences, 1 (4), 355-361.
Lange, A.J., & Jakuboviski, P. (1978). Responsible assertive behavior Illinois: Research Press.
Levenson, H. (1973). Activism and powerful others. Journal Consulting Clinical Psychology, 41 (3), 397-404.
Molinari, V., & Kanna, P. (1981). Locus of control and its relationship to anxiety and depression. Journal of Personality Assessment,45 (3), 314-319.
Orenstein, H., Orenstein, E., & Carr, J.E. (1975). Assertiveness and anxiety: correlational study. Journal Behavior Therapy Experimental Psychiatry, 6 (3), 203-207.
Pachman, J.S., & Foy, D.W. (1978). A correlational investigation of anxiety, self-esteem and depression: New findings with behavioral measures of assertiveness. Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, 9 (2), 97-101.
Pasquali, L., & Gouveia, V. (1990). Escala de Assertividade Rathus - RAS: adaptação brasileira. Psicologia Teoria e Pesquisa, 6 (3), 233-249.
Rangé, B.P. (1994). Terapia cognitivo-comportamental da fobia social. Journal Brasileiro da Psiquiatria, 43 (6), 327-331.
Rathus, S.A. (1973). 30-Item schedule for assessing assertive behavior. Behavior Therapy, 4 (3), 398-406.
Riggio, R.E., Throckmorton, B., & DePaola, S. (1990). Social Skills and Self-Esteem. Person Individ Diff, 11 (8), 799-804.
Riggio, R.E., Watring, K.P., & Throckmorton, B. (1993). Social Skills, Social Support, and Psychosocial Adjustment. Person Individ Diff, 15 (3), 175-280.
Rotter, J.B. (1966). Generalized expectancies for internal versus external control of reinforcement. Psychology Monography, 80 (1), Whole Nş 609.
Schwartz, R.M., & Gottman, J.M. (1976). Toward a task analisis of Assertive Behavior. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 44 (6), 910-920.
Spielberger, C.D., Gorsuch, R.L., & Lushene, R.E. (1970). Manual for the state-trait anxiety inventory. Palo Alto, CA: Consulting Psychology Press.
Strahan, E.Y. (2002). The effects of social anxiety and social skills on academic performance. Person Individ Diff, 34 (2), 347-366.
Stopa, L., & Clark, D.M. (1993). Cognitive processes in social phobia. Behav Res Ther, 31 (3), 255-267.
Tomaka, J. (1999). Assertiveness predicts threat and challenge reactions to potential stress among women. Journal of Personality and Social Psychology, 76 (6), 1008-1021.
Williams, J., & Stout, J. (1985). The effect of high and low assetiveness on locus of control and health problems. The Journal of Psychology, 119 (2),169-173.
Wolpe, J.S. (1958). Psychoterapy by reciprocal inhibition Stanford: Standord University Press.
Wolpe, J., & Lazarus, A.A. (1966). Behavior therapy techniques Oxford: Pergamon Press.
Wolpe, J. (1973). The practice of behavior therapy New York: Pergamon Press.
Wolpe, J. (1981). The Dichotomy Between Classical Condictioned and Cognitively Learned Anxiety. Journal of Behavior Therapy Experimental Psychiatry, 12 (1), 35-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marina BANDEIRA, Maria Amélia Cesari QUAGLIA, Lívia da Silva BACHETTI, Tatiana Lourençoni FERREIRA, Grasiela Gomide de SOUZA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.