SISTEMA DE FICHAS: AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE DELINEAMENTO EXPERIMENTAL DE NÍVEIS DE BASE MÚLTIPLOS.

Autores/as

  • Marina BANDEIRA Funrei - S. J. Dei Rei
  • Mauro José GOMES Funrei - S. J. Dei Rei

Palabras clave:

TOKEN PROGRAM, MULTIPLE BASELINES, SUPERVISION, DEFICIENT CHILD

Resumen

Os efeitos terapêuticos de um sistema de fichas para o tratamento de uma criança deficiente foram avaliados através do delineamento experimental de níveis de base múltiplos. Os resultados mostram não só um aumento na frequência dos comportamentos-alvo, mas também efeitos amplos e generalizados do sistema de fichas sobre a natureza das relações interpessoais da criança com as pessoas que a rodeiam. Os autores destacam especialmente as vantagens dos delineamentos individuais em termos de sua viabilidade para situações clínicas, sua flexibilidade e sua importância para a formação do aluno de graduação em estágio clínico, uma vez que possibilita uma continuidade com sua formação básica em psicologia experimental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AYLLON, T. e AZRIN, N. H. (1974). O emprego de fichas-vale em hospitais psiquiátricos. Um sistema motivacional para terapia e reabilitação. São Paulo: EDUSP.

CAMPBELL, D.T. e STANLEY, J.C. (1979). Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: EDUSP.

GAMBRILL, E.D. (1978). Behavior modification: Hundbook of Assesment, intervention and evaluatlon. London: Jossey-Bass Publishers. pp. 60-68.

HERSEN, M. e BARLOW, D.H. (1976). Single case experimental designo Strategies for studying behavior change. New York: Pergamon Press.

LETTNER, H.W. e RANGÉ, B.P. (1988). Manual de psicoterapia comporta mental. São Paulo: Manole.

QUELLET, R. e BANDEIRA, M. (1987). l'entrainment aux habilétés sociales et Ia generalisation. Revue de Modification du Comportament, vol. 17, N.2, pp. 5-12.

Publicado

1991-12-31

Cómo citar

BANDEIRA, M. ., & GOMES, M. J. . (1991). SISTEMA DE FICHAS: AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE DELINEAMENTO EXPERIMENTAL DE NÍVEIS DE BASE MÚLTIPLOS. Estudos De Psicologia, 8(2), 138–153. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7996