Evidências de validade do Inventário de Liderança Autêntica

Autores

Palavras-chave:

Liderança, Psicometria, Validade estatística

Resumo

A liderança autêntica consiste em um padrão de comportamento baseado em capacidades psicológicas positivas e em um clima ético e moral. O estudo avaliou a validade de estrutura interna e convergente do Inventário de Liderança Autêntica. A amostra compôs-se de 548 trabalhadores de organizações públicas e privadas, de ambos os sexos, que responderam à versão inicial da escala, com 14 itens distribuídos entre quatro fatores: autoconhecimento, transparência relacional, perspectiva moral internalizada e processamento equilibrado. As análises fatoriais confirmatórias evidenciaram que o modelo de melhor ajuste foi o de quatro fatores de primeira ordem com um fator de segunda ordem, o que confirmou totalmente o modelo original da escala. A liderança autêntica obteve correlações positivas com a liderança transformacional, a satisfação no trabalho, o engajamento no trabalho e o comprometimento organizacional afetivo. As evidências de validade obtidas recomendam o uso do instrumento em situações futuras de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avolio, B. J., Gardner, W. L., Walumbwa, F. O., Luthans, F., & May, D. R. (2004). Unlocking the mask: A look at the process by which authentic leaders impact follower attitudes and behaviors. The Leadership Quarterly, 15(6), 801-823. http://dx.doi.org/10.1016/j.leaqua.2004.09.003

Avolio, B. J., Wernsing, T., & Gardner, W. L. (2017). Revisiting the development and validation of the authentic leadership questionnaire: Analytical clarifications. Journal of Management, 44(2), 399-411. http://dx.doi.org/10.1177/0149206317739960

Bakker, A. B., Demerouti, E., & Sanz-Vergel, A. I. (2014). Burnout and work engagement: The JD-R approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1(1), 389-411.http://dx.doi.org/10.1146/annurevorgpsych-031413-091235

Borsa, J. C., Damásio, B. F., & Bandeira, D. R. (2012). Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações. Paidéia, 22(53), 423-432. http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272253201314

Brown, T. A. (2015). Confirmatory factor analysis for applied research. New York: The Guilford Press. Carvalho, A. G. F., Cunha, I. C. K. O., Balsanelli, A. P., & Bernardes, A. (2016). Liderança autêntica e perfil pessoal e profissional de enfermeiros. Acta Paulista de Enfermagem, 29(6), 618-625. http://dx.doi.org/10.1590/1982-019420160008

Cervo, C. S., Mónico, L. S. M., dos Santos, N. R., Hutz, C. S., & Pais, L. (2016). Authentic Leadership Questionnaire: Invariance between samples of Brazilian and Portuguese employees. Psicologia: Reflexão e Crítica, 29(1), 29-40. http://dx.doi.org/10.1186/s41155-016-0046-4

Cummings, T. G., & Worley, C. G. (2014). Organization development and change. Mason, Ohio: Thomson/South-Western. Damásio, B. F. (2013). Contribuições da análise fatorial confirmatória multigrupo (AFCMG) na avaliação de invariância de instrumentos psicométricos. Psico-USF, 18(2), 211-220.

Erkutlu, H., & Chafra, J. (2016). Benevolent leadership and psychological well-being: The moderating effects of psychological safety and psychological contract breach. Leadership & Organization Development Journal, 37(3), 369-386. http://dx.doi.org/10.1108/LODJ-07-2014-0129

Ferreira, M. C., Assmar, E. M., Braga, L. L., Souto, S. O., Rocha, P. M., & Lamastra, G. P. (2002). Adaptação brasileira de uma escala tridimensional para avaliação do comprometimento organizacional. Anais do I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, São Paulo. Recuperado em julho 3, 2018, de http://www.cienciaeprofissao.com.br/congre/downloads.asp

Ferreira, M. C., Valentini, F., Damásio, B. F., Mourão, L., Porto, J. B., Chinelato, R. S. C., ... Pereira, M. M. (2016). Evidências adicionais de validade da UWES-9 em amostras brasileiras. Estudos de Psicologia, 21(4), 435-445. http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20160042

Fonseca, A. M. O., & Porto, J. B. (2013). Validação fatorial de escala de atitudes frente a estilos de liderança. Avaliação Psicológica, 12(2), 157-166.

Hambleton, R. K. (1994). Guidelines for adapting educational and psychological tests: A progress report. European Journal of Psychological Assessment, 10(3), 229-244.

Jorgensen, P. C. (2016). Software testing: A craftsman’s approach. Florida: CRC Press.

Lacerenza, C. N., Reyes, D. L., Marlow, S. L., Joseph, D. L., & Salas, E. (2017). Leadership training design, delivery, and implementation: A meta-analysis. Journal of Applied Psychology, 102(12), 1686-1718. http://dx.doi.org/10.1037/apl0000241

Meyer, J. P., & Allen, N. J. (1991). A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resources Management Review, 1(1), 61-89. http://dx.doi.org/10.1016/1053-4822(91)90011-Z

Miles, J., & Shevlin, M. (2001). Applying regression and correlation: A guide for students and researchers. London: Sage Publications

Moriano, J. A., Molero, F., & Mangin, J. P. L. (2011). Liderazgo auténtico: Concepto y validación del cuestionario ALQ en España. Psicothema, 23(2), 336-341.

Neider, L. L., & Schriesheim, C. A. (2011). The Authentic Leadership Inventory (ALI): Development and empirical tests. The Leadership Quarterly, 22(6), 1146-1164. http://dx.doi.org/10.1016/j.leaqua.2011.09.008

Palanski, M. E., Cullen, K. L., Gentry, W. A., & Nichols, C. M. (2015). Virtuous leadership: Exploring the effects of leader courage and behavioral integrity on leader performance and image. Journal of Business Ethics, 132(2), 297-310.

Panczyk, M., Jaworski, M., Iwanow, L., Cieślak, I., & Gotlib, J. (2019). Psychometric properties of Authentic Leadership Self-Assessment Questionnaire in a population-based sample of Polish nurses. Journal of Advanced Nursing, 75, 692-703. http://dx.doi.org/10.1111/jan.13922

Peng, J., Li, D., Zhang, Z., Tian, Y., Miao, D., Xiao, W., & Zhang, J. (2016). How can core self-evaluations influence job burnout? The key roles of organizational commitment and job satisfaction. Journal of Health Psychology, 21(1), 50- 59. http://dx.doi.org/10.1177/1359105314521478

Peus, C., Wesche, J. S., Streicher, B., Braun, S., & Frey, D. (2012). Authentic leadership: An empirical test of its antecedents, consequences and mediating mechanisms. Journal of Business Ethics, 107(3), 331-348.

Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. B., Moorman, R. H., & Fetter, R. (1990). Transformational leader behaviors and their effects on followers’ trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. The Leadership Quarterly, 1(2), 107-142. http://dx.doi.org/10.1016/1048-9843(90)90009-7

Rahimnia, F., & Sharifirad, M. S. (2015). Authentic leadership and employee well-being: The mediating role of attachment insecurity. Journal of Business Ethics, 132(2), 363-377.

Rego, A., Sousa, F., Marques, C., & Cunha, M. P. (2014). Hope and positive affect mediating the authentic leadership and creativity relationship. Journal of Business Research, 67(2), 200-210. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2012.10.00

Schaufeli, W. B., & Bakker, A. B. (2003). UWES: Utrecht Work Engagement Scale: Test Manual. Utrecht University, Retrieved June 1, 2017, from http://www.wilmarschaufeli.nl/publications/Schaufeli/Tests/UWES_P_S_9.pdf

Silva, A. P. C., & Ferreira, M. C. (2009). Escala de Satisfação Geral no Trabalho. Anais do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, Campinas. Sobral, F. J. B. A., & Gimba, R. F. (2012). As prioridades axiológicas do líder autêntico: um estudo sobre valores e liderança. Revista de Administração Mackenzie, 13(3), 96-121.

Walumbwa, F. O., Avolio, B. J., Gardner, W. L., Wernsing, T. S., & Peterson, S. J. (2008). Authentic leadership: Development and validation of a theory-based measure. Journal of management, 34(1), 89-126. http://dx.doi.org/10.1177/0149206307308913

Walumbwa, F. O., Wang, P., Wang, H., Schaubroeck, J., & Avolio, B. J. (2014). Psychological processes linking authentic leadership to follower behaviors: Retraction. The Leadership Quarterly, 25(5), 1071-1072. http://dx.doi.org/10.1016/j.leaqua.2014.07.004

Wong, C. A., & Laschinger, H. K. S. (2013). Authentic leadership, performance, and job satisfaction: The mediating role of empowerment. Journal of Advanced Nursing, 69(4), 947-959. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2012.06089.x

Zhu, W., He, H., Trevino, L. K., Chao, M. M., & Wang, W. (2015). Ethical leadership and follower voice and performance: The role of follower identifications and entity morality beliefs. The Leadership Quarterly, 26(5), 702-718. http://dx.doi.org/10.1016/j.leaqua.2015.01.004

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

NOVAES , V. P., FERREIRA, M. C., & GABARDO-MARTINS, L. M. D. (2023). Evidências de validade do Inventário de Liderança Autêntica. Estudos De Psicologia, 36. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7427

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL