Atitudes frente ao computador: elaboração e validação de uma escala de medida
Palavras-chave:
Atitude, Ansiedade, Computador, EscalaResumo
O objetivo deste estudo foi construir a Escala de Atitudes frente ao Computador, estabelecendo seus parâmetros psicométricos. A hipótese era de dois fatores: Máquina Autônoma e Instrumento Interatuante. No início havia 100 itens, reduzidos para 50 depois da análise teórica e semântica, e do poder discriminativo. Com respostas de 487 sujeitos, fez-se uma PAF, com rotação oblimin, que resultou dois fatores diferentes dos hipotetizados: Atitudes Positivas e Atitudes Negativas, com Alfas de Cronbach, respectivamente, de 0,77 e 0,74; estes explicaram 16,3% da variabilidade dos escores. Por fim, a correlação entre tais fatores (r = -0,48, p < 0,000) sugeriu uma escala unifatorial, com os 31 itens, cujo Alfa de Cronbach foi de 0,83. Concluiu-se que o instrumento pode ser útil para diagnosticar as atitudes dos potenciais usuários de computador e para saber como a população geral percebe esta máquina.
Downloads
Referências
BANDALOS, D.& BENSON, J. (1990). Testing the factor structure invariance of a Computer Attitude Scale over two grouping conditions. Educational and Psychological Measurement, 50,49-60.
BANNON, S. H., MARSHALL, J. C. & FLUEGAL, S. (1985). Cognitive and Afective Computer Attitude Scales: a validity study. Educational and Psychological Measurement, 45, 679-681 .
BROWN, T., BROWN, J. T. & BAAK, S. A. (1988). A reexamination of the Attitudes Toward Computer Usage Scale. Educatíonal and Psychological Measurement, 48, 835 - 842.
DUKES, R. L., DISCENZA, R. & COUGER, J. D. (1989). Convergent validity of four computer anxiety scales. Educational and Psychological Measurement, 49, 195-203.
JANLERT, L.-E. (1987). The computer as a person. Journal for lhe Theory of Social Behaviour, 17, 321-341.
KOSLOWSKY, M., LAZAR, A. & HOFFMAN, M. (1988). Validating an Attitude Toward Computer Scale. Educational and Psychological Measurement, 48, 517-521 .
LEE, J. A. (1986). The effects of past computer experience on computerized aptitude test performance. Educational and Psychological Measurement, 46, 727-733.
LEE, R. S. (1970). Social attitudes and the computer revolution. Public Opinion Quarterly, 34, 53-59.
LOYD, B. H. & GRESSARD, C. (1984). Reability and factorial validity of computer attitude scales. Educational and Psychological Measurement, 44, 501-505.
LOYD, B. H. & LOYD, D. E. (1985). The reability and validity of an instrument for the assessment of computer attitudes. Educational and Psychological Measurement, 45, 903-908.
MARCOULlDES, G. A. (1989). Measuring computer anxiety: the Computer Anxiety Scale. Educational and Psychological Measurement, 49, 733-739.
PASQUALI, L. (1997). Psicometria: teoria e aplicação Brasília: Editora Universidade de Brasília.
PEACE, M. S. & EASTERBY, R. S. (1973). The evaluation of user interation with computer-based information systems. Human Factors, 15, 163-177.
POPOVICH, P. M., HYDE, K. R., ZAKRAJSEK, T. & BLUMER, C. (1987). The development of lhe Attitudes Toward Computer Usage Scale. Educational and Psychological Measurement, 47,261-269.
PRIETO, J.M. & GOUVEIA, V.V (1997). Psicologia telemática. Em A. Cordero (Coord.). La evaluación psicológica en el año 2000 (pp. 347-377). Madrid: TEA Ediciones.
REECE, M. J. & GABLE, R. K. (1982). The development and validation of a measure of general altitudes toward computers. Educational and Psychological Measurement, 42, 913-916.
ROBINSON, J.P., SHAVER, P.R. & WRIGHTSMAN, S. (1991). Criteria for scaling selection and evaluation. Em J.P. Robinson, P.R. Shaver & L.S. Wrightsman (Eds.). Measures of personallity and social psychological attitudes, voI. 1 (pp. 1-16). San Diego, CA: Academic Press.
ROSZKOWSKI, M. J., DEVLlN, S. J., SNELBECKER, G. E., AIKEN, R. M. & JACOBSON, M. J. (1988). Validity and temporal stability issues regarding two measures of computer aptitudes and altitudes. Educational and Psychological Measurement, 48, 1029-1035.
SANTAROSA, L. M. C. (1983). Atitude dos alunos com referência à utilização do computador no processo ensino-aprendizagem. Tecnologia Educacional, 52, 29-38.
WATKINS, D. (1989). The role of confirmatory factor anasysis in cross-cultural research. International Journal of Psychology, 24, 685-701.
WILKES,M.V. (1983). Contempory and future. Em A. Ralston & E. D. Reilly Jr. (Eds.). Encyclopedia of computer science and enginering. 2nd. Ed., New York: Van Nostrand Reinhold Company.
WOODROW, J. E. J. (1991). A comparison of four computer atttitudes scales. Journal of Educational Computing Research, 7, 165-187.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Valdiney Velôso Gouveia, Josemberg Moura de Andrade, Fabiana Queiroga, Maja Meira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.