Atitudes frente ao computador: elaboração e validação de uma escala de medida
Palavras-chave:
Atitude, Ansiedade, Computador, EscalaResumo
O objetivo deste estudo foi construir a Escala de Atitudes frente ao Computador, estabelecendo seus parâmetros psicométricos. A hipótese era de dois fatores: Máquina Autônoma e Instrumento Interatuante. No início havia 100 itens, reduzidos para 50 depois da análise teórica e semântica, e do poder discriminativo. Com respostas de 487 sujeitos, fez-se uma PAF, com rotação oblimin, que resultou dois fatores diferentes dos hipotetizados: Atitudes Positivas e Atitudes Negativas, com Alfas de Cronbach, respectivamente, de 0,77 e 0,74; estes explicaram 16,3% da variabilidade dos escores. Por fim, a correlação entre tais fatores (r = -0,48, p < 0,000) sugeriu uma escala unifatorial, com os 31 itens, cujo Alfa de Cronbach foi de 0,83. Concluiu-se que o instrumento pode ser útil para diagnosticar as atitudes dos potenciais usuários de computador e para saber como a população geral percebe esta máquina.
Downloads
Referências
BANDALOS, D.& BENSON, J. (1990). Testing the factor structure invariance of a Computer Attitude Scale over two grouping conditions. Educational and Psychological Measurement, 50,49-60.
BANNON, S. H., MARSHALL, J. C. & FLUEGAL, S. (1985). Cognitive and Afective Computer Attitude Scales: a validity study. Educational and Psychological Measurement, 45, 679-681 .
BROWN, T., BROWN, J. T. & BAAK, S. A. (1988). A reexamination of the Attitudes Toward Computer Usage Scale. Educatíonal and Psychological Measurement, 48, 835 - 842.
DUKES, R. L., DISCENZA, R. & COUGER, J. D. (1989). Convergent validity of four computer anxiety scales. Educational and Psychological Measurement, 49, 195-203.
JANLERT, L.-E. (1987). The computer as a person. Journal for lhe Theory of Social Behaviour, 17, 321-341.
KOSLOWSKY, M., LAZAR, A. & HOFFMAN, M. (1988). Validating an Attitude Toward Computer Scale. Educational and Psychological Measurement, 48, 517-521 .
LEE, J. A. (1986). The effects of past computer experience on computerized aptitude test performance. Educational and Psychological Measurement, 46, 727-733.
LEE, R. S. (1970). Social attitudes and the computer revolution. Public Opinion Quarterly, 34, 53-59.
LOYD, B. H. & GRESSARD, C. (1984). Reability and factorial validity of computer attitude scales. Educational and Psychological Measurement, 44, 501-505.
LOYD, B. H. & LOYD, D. E. (1985). The reability and validity of an instrument for the assessment of computer attitudes. Educational and Psychological Measurement, 45, 903-908.
MARCOULlDES, G. A. (1989). Measuring computer anxiety: the Computer Anxiety Scale. Educational and Psychological Measurement, 49, 733-739.
PASQUALI, L. (1997). Psicometria: teoria e aplicação Brasília: Editora Universidade de Brasília.
PEACE, M. S. & EASTERBY, R. S. (1973). The evaluation of user interation with computer-based information systems. Human Factors, 15, 163-177.
POPOVICH, P. M., HYDE, K. R., ZAKRAJSEK, T. & BLUMER, C. (1987). The development of lhe Attitudes Toward Computer Usage Scale. Educational and Psychological Measurement, 47,261-269.
PRIETO, J.M. & GOUVEIA, V.V (1997). Psicologia telemática. Em A. Cordero (Coord.). La evaluación psicológica en el año 2000 (pp. 347-377). Madrid: TEA Ediciones.
REECE, M. J. & GABLE, R. K. (1982). The development and validation of a measure of general altitudes toward computers. Educational and Psychological Measurement, 42, 913-916.
ROBINSON, J.P., SHAVER, P.R. & WRIGHTSMAN, S. (1991). Criteria for scaling selection and evaluation. Em J.P. Robinson, P.R. Shaver & L.S. Wrightsman (Eds.). Measures of personallity and social psychological attitudes, voI. 1 (pp. 1-16). San Diego, CA: Academic Press.
ROSZKOWSKI, M. J., DEVLlN, S. J., SNELBECKER, G. E., AIKEN, R. M. & JACOBSON, M. J. (1988). Validity and temporal stability issues regarding two measures of computer aptitudes and altitudes. Educational and Psychological Measurement, 48, 1029-1035.
SANTAROSA, L. M. C. (1983). Atitude dos alunos com referência à utilização do computador no processo ensino-aprendizagem. Tecnologia Educacional, 52, 29-38.
WATKINS, D. (1989). The role of confirmatory factor anasysis in cross-cultural research. International Journal of Psychology, 24, 685-701.
WILKES,M.V. (1983). Contempory and future. Em A. Ralston & E. D. Reilly Jr. (Eds.). Encyclopedia of computer science and enginering. 2nd. Ed., New York: Van Nostrand Reinhold Company.
WOODROW, J. E. J. (1991). A comparison of four computer atttitudes scales. Journal of Educational Computing Research, 7, 165-187.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Valdiney Velôso Gouveia, Josemberg Moura de Andrade, Fabiana Queiroga, Maja Meira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.