A PESQUISA HISTÓRICA NO ENSINO: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Lídia Eugenia CAVALCANTE Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

pesquisa histórica, ensino, aprendizagem, competência docente, história e Ciência da Informação

Resumo

Aborda a importância da pesquisa histórica no ensino de graduação e pósgraduação, dos cursos da área de Ciência da Informação, destacando a sua contribuição na formação profissional. Apresenta algumas considerações sobre como a pesquisa histórica contribuirá na relação entre o conhecimento obtido em sala de aula e a prática cotidiana, através de um envolvimento mais dinâmico com a sociedade ao longo do tempo. Destaca, ainda, que nenhum conhecimento, em sua complexidade, é absoluto ou eterno, há sempre uma relação com outros saberes, com novas aquisições do pensamento, ou mesmo de valores. Em conclusão, destaca-se que tais aspectos devem ser observados pelos educadores em sua prática pedagógica, desenvolvendo situações de aprendizagem que permitam aos educandos o exercício do pensamento criativo, autônomo e crítico acerca da realidade discutida em sala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A.; BATALHA, C.H.M. Preservação da memória e pesquisa: a experiência do arquivo Edgard Leuenroth (AEL). In.: SILVA (Org.) Arquivo, Patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. 65-77p.

CASTRO, C.A. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília: Thesaurus, 2000. p.53-62,85,100

CASTRO. C.A. Histórico e evolução curricular na área de Biblioteconomia no Brasil. In.: VALENTIM, (org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. p.25-48.

CAVALCANTE, M.J.M. O Jornal como fonte privilegiada de pesquisa histórica no campo educacional. Fortaleza: [s.n.], 2000.

CHARTIER. R. A Ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2.ed. Brasília: UNB, 1998. p.16-20.

HOBSBAWN. E. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LASKY, K. O Bibliotecário que mediu a terra. Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.

LE GOFF. J. História e memória. 4.ed. Campinas: Unicamp, 1996. p.13, 536, 539, 540

MESQUITA. V. Impressões: estudos de literatura e comunicação. Fortaleza: Imprensa Universitária/UFC, 1989. p.116.

MORIN. E. Ciência com consciência. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p.19

PERRENOUD. P. 10 Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SILVA. M.A. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Downloads

Publicado

25-06-2003

Como Citar

CAVALCANTE, L. E. . (2003). A PESQUISA HISTÓRICA NO ENSINO: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE. Transinformação, 15(2), 1–10. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6397

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS