A PESQUISA HISTÓRICA NO ENSINO: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE

Autores/as

  • Lídia Eugenia CAVALCANTE Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

pesquisa histórica, ensino, aprendizagem, competência docente, história e Ciência da Informação

Resumen

Aborda a importância da pesquisa histórica no ensino de graduação e pósgraduação, dos cursos da área de Ciência da Informação, destacando a sua contribuição na formação profissional. Apresenta algumas considerações sobre como a pesquisa histórica contribuirá na relação entre o conhecimento obtido em sala de aula e a prática cotidiana, através de um envolvimento mais dinâmico com a sociedade ao longo do tempo. Destaca, ainda, que nenhum conhecimento, em sua complexidade, é absoluto ou eterno, há sempre uma relação com outros saberes, com novas aquisições do pensamento, ou mesmo de valores. Em conclusão, destaca-se que tais aspectos devem ser observados pelos educadores em sua prática pedagógica, desenvolvendo situações de aprendizagem que permitam aos educandos o exercício do pensamento criativo, autônomo e crítico acerca da realidade discutida em sala.

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Publicado

2003-06-25

Cómo citar

CAVALCANTE, L. E. . (2003). A PESQUISA HISTÓRICA NO ENSINO: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE. Transinformação, 15(2), 1–10. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6397

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS