AS ARTICULAÇÕES DA PESQUISA COM O ENSINO E A EXTENSÃO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL

Autores

  • Marta Lígia Pomim VALENTIM Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação
  • Célia Regina Simonetti BARBALHO Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação
  • Dulcinéia Sarmento ROSEMBERG Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação
  • Miriam Vieira da CUNHA Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação

Palavras-chave:

formação profissional, educação, articulação ensino e extensão

Resumo

Este trabalho teve como objetivo demostrar o desenvolvimento da pesquisa científica nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da informação do Brasil, considerando a pesquisa como princípio educativo na formação do profissional dessas áreas do conhecimento. Foram realizados estudos nas cinco regiões geográficas brasileiras e também em São Paulo para verificar a existência de trabalhos de conclusão de curso, grupos de pesquisa, bolsas de Iniciação Científica, publicações e eventos. Os resultados demonstraram necessidade de maior apoio ao desenvolvimento de pesquisa científica considerando que a integração da pesquisa com o ensino e a extensão é exatamente importante para o atendimento de qualidade que se almeja para os profissionais da área quando da sua formação.

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Referências

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Publicado

25-06-2003

Como Citar

Pomim VALENTIM, M. L. ., Simonetti BARBALHO, C. R. ., Sarmento ROSEMBERG, D. ., & Vieira da CUNHA, M. . (2003). AS ARTICULAÇÕES DA PESQUISA COM O ENSINO E A EXTENSÃO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL. Transinformação, 15(2), 1–14. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6392

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS