AS ARTICULAÇÕES DA PESQUISA COM O ENSINO E A EXTENSÃO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL

Autores/as

  • Marta Lígia Pomim VALENTIM Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação
  • Célia Regina Simonetti BARBALHO Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação
  • Dulcinéia Sarmento ROSEMBERG Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação
  • Miriam Vieira da CUNHA Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação

Palabras clave:

formação profissional, educação, articulação ensino e extensão

Resumen

Este trabalho teve como objetivo demostrar o desenvolvimento da pesquisa científica nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da informação do Brasil, considerando a pesquisa como princípio educativo na formação do profissional dessas áreas do conhecimento. Foram realizados estudos nas cinco regiões geográficas brasileiras e também em São Paulo para verificar a existência de trabalhos de conclusão de curso, grupos de pesquisa, bolsas de Iniciação Científica, publicações e eventos. Os resultados demonstraram necessidade de maior apoio ao desenvolvimento de pesquisa científica considerando que a integração da pesquisa com o ensino e a extensão é exatamente importante para o atendimento de qualidade que se almeja para os profissionais da área quando da sua formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO; FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Projeto pedagógico e avaliação da graduação: referências para a renovação e resignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. In: Oficina Regional de Trabalho de São Paulo. São Paulo, 2001. 29p. (Documentos ABECIN, 1). Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Documentosabecin.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC. Disponível em: <http://www.cnpq.br/bolsas_auxilios/modalidades/pibic.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 1997. 132p.

DIRETRIZES Curriculares MEC. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Diretrizes.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Plano nacional de graduação: um projeto em construção. Ilhéus, 1999. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Textosinteressantes.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.

MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. 4.ed. São Paulo: Papirus, 2002. 112p.

SMIT, J.W.; BARRETO, A. A. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, M.L.P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. p.9-23.

Publicado

2003-06-25

Cómo citar

Pomim VALENTIM, M. L. ., Simonetti BARBALHO, C. R. ., Sarmento ROSEMBERG, D. ., & Vieira da CUNHA, M. . (2003). AS ARTICULAÇÕES DA PESQUISA COM O ENSINO E A EXTENSÃO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL. Transinformação, 15(2), 1–14. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6392

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS