A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Carlos Demantova NETO CPqD
  • Rose Mary Juliano LONGO CPqD

Palabras clave:

gestão do conhecimento, inovação tecnológica, transferência de tecnologia

Resumen

Nessa quarta "Onda ", a do Conhecimento, sabemos que entre os grandes desafios que devemos enfrentar para a construção de uma sociedade mais moderna, rica ejusta, estão, como ressalta o Relatório para o Desenvolvimento Mundial "Conhecimento para o Desenvolvimento - 1998/1999" 4, preparado pelo Banco Mundial, os da diminuição das "lacunas de conhecimento" e o da eliminação dos problemas defluxo e de acesso às informações. "Embora seja impossível eliminar por completo as deficiências de informação, reconhecê-Ias e enfrentá-Ias é crucial para obter mercados eficientes e, em conseqüência, fundamental para um crescimento rápído, eqüitativo e sustentado ".5 Se o problema das "lacunas de conhecimento" tem conexão estreita com as deficiências de informação, então, nada mais natural que, ao buscar equacionar àquelas, procuremos soluções para corrigir estas. Eliminar as "lacunas de conhecimento", talvez seja uma tarefa quase impossível para os países em desenvolvimento. Minimizá-las, no entanto, é uma possibilidade concreta. Com foco nesse objetivo, a questão central para a qual procuraremos uma resposta ao longo deste trabalho será: Como utilizar de maneira mais eficiente, e com resultados mais eficazes, o estoque de conhecimento tecnológico disponível num país? Na procura de uma reposta para essa questão, analisaremos, de maneira sucinta, alguns detalhes que tipificam o ambiente onde se processa a geração, a comercialização, a transferência e a transformação do conhecimento em inovação, quando, então, ele se transforma em riqueza e produz bem-estar. Conhecidas as particularidades e as peculiaridades desse tipo de mercado, conhecidas as características dos agentes que atuam nesse processo, entendemos que será possível, pela análise dos dados e das informações disponíveis e pela melhor compreensão dos problemas hoje existentes, sugerir caminhos capazes de acelerar epotencializar os beneficios econômicos e sociais advindos da transformação do conhecimento em inovação.

Assim, o objetivo final deste trabalho é apresentar uma proposta que, ao lançar mão dos avanços da Tecnologia da Informação e dasfacilidades oferecidas pelas Redes de Telecomunicações (com seus custos decrescentes e capilaridade mundial), possibilite, pela redução dos problemas de informação, diminuir as "lacunas de conhecimento" e, com isso, maximizar os ganhos da sociedade. pela revelação e pela apropriação mais eficiente do conhecimento já existente, e disponível para intercambio, comércio e transferência.

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Publicado

2001-11-25

Cómo citar

Demantova NETO, C. ., & Juliano LONGO, R. M. . (2001). A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Transinformação, 13(2), 1–18. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6457

Número

Sección

ARTIGOS