POTENCIALIZANDO AS ATIVIDADES ACADÊMICAS DE GRADUAÇÃO POR MEIO DAS PARCERIAS COM A SOCIEDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Serie Acadêmica
  • Luciana Gurgel Guida SIQUEIRA PUC-CAMPINAS
  • Daniel Paz ARAÚJO PUC-CAMPINAS
  • Ana Maria Vieira FERNANDES PUC-CAMPINAS
  • Antônio José dos SANTOS PUC-CAMPINAS

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise histórica dos convênios assinados pela Universidade desde 2012 e, também, apontar como o grupo de trabalho, responsável pelas atividades das parcerias, focou sua ação e esforços para aprimorar a qualidade dessa relação no ano de 2018. Atualmente, a PROGRAD tem sete parcerias fi rmadas para o desenvolvimento de trabalhos em cooperação técnica, científi ca e acadêmica, além de mais quatro convênios em estágio de tramitação interna. Os dados obtidos durante os sete anos de existência das parcerias revelaram não só a importância dos convênios para o aprimoramento profi ssional e técnico dos alunos da Universidade, mas também indicaram a necessidade de pensar e propor um fl uxo que abrangesse a complexidade e dinamismo das ações e as diversas possibilidades de trabalho. Os fl uxos foram construídos pelos integrantes do GT em cooperação com os entes parceiros, durante o ano de 2018, e são apresentados neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLSONI – SILVA, A. T. Supervisão em habilidades sociais e seu papel na promoção deste repertório em estagiários de psicologia. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Campinas, v. 5, n. 1, p. 18-34, 2009.

BOUSSO, R.S.; MERIGHI, M. A. B.; ROLIM, M.A.; RIESCO, M.L.G; ANGELO, M. Estágio Curricular em Enfermagem: transição de identidades. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 218-225, jun, 2000.

FERRAZ, D. P. R.; PONTES, V. S.; RODRIGUES, D. M.; REZENDE, E. R. S.; MUZETTI, F. A.; NETO, J.E.; MENDEZ, R. B. PUC-Campinas e a parceria inédita com o Ministério Público Federal para construção da cidadania no projeto Teia Social. Revista Série Acadêmica, PUCCampinas, n. 30, p. 5-18, jan/dez, 2014.

LOPES, A. M. M.; FERREIRA, C.S.; MUZZETI, F. A. A Investigação Acadêmica Aplicada em Problemas Públicos – a Experiência da Parceria PUC-Campinas e Ministério Público Federal. Revista Série Acadêmica, PUC-Campinas, n. 33, p. 19-24, jan/jun, 2016.

PEREIRA, R. B.; GODOY JÚNIOR, A. B.; RIBEIRO, D. H.; MAIA, D. P.; MARTINI, F.; SANTOS, M. S.A.; LAZARIN, R.; RODA, R. R.; BARTOLO, V. B.; PEREIRA, B. S.; PILOT, B.P.; LIMA, C. D.; CARLOS JR. J. C.; JANSEN, L. C.; VILELA, M. C.; MARIANO, M. B.; KAMMER, M.; CANDIDO P. H. Projeto desenvolvido pelo PET Arquitetura através do Convênio entre a Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas e a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Campinas (SVDS). Revista Série Acadêmica, PUC-Campinas, n. 33, p. 29-44, jan/jun, 2016.

RIGOBELLO, J. L.; BERNARDES, A.; MOURA, A. A.; ZANETTI, A. C. B.; SPIRI, W. C.; GABRIEL, C. S. Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 1-9, 2018.

SANTOS, K. T.; FERREIRA, L.; BATISTA, R. J.; BITENCOURT, C.T.F.; ARAÚJO, R. P.; CARVALHO, R. B. Percepção discente sobre a influência de Estágio extra muro na formação acadêmica odontológica. Revista Odontológica UNESP, São Paulo, v. 42, n. 6, p. 420-425, nov-dez, 2013.

ZUTIÃO, P.; COSTA, C. S. L.; LESSA, T.C.R. Habilidades sociais em universitários com diferentes experiências de preparação para o trabalho. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 24, n. 2, p. 261-276, abr-jun, 2018.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Acadêmica, S., SIQUEIRA, L. G. G. ., ARAÚJO, D. P. ., FERNANDES, A. M. V., & SANTOS, A. J. dos . (2022). POTENCIALIZANDO AS ATIVIDADES ACADÊMICAS DE GRADUAÇÃO POR MEIO DAS PARCERIAS COM A SOCIEDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Série Acadêmica, 37(jan./jun.). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5715

Edição

Seção

Artigos