Avaliação sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA - na PUC-Campinas
Resumen
As Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação têm alterado o modo de compreender as relações de ensino e aprendizagem qualquer que seja o grau ou modalidade de ensino. Isso tem exigido reflexões de estudantes, docentes e de instituições acerca do uso de tecnologias em sala de aula. Novas habilidades e competências são requeridas. Um novo paradigma começa a exibir contornos visíveis dirigindo nossa atenção a uma mudança do esquema de comunicação que rompe com o modelo clássico e se transfere gradativamente para a interface da internet. Nesses termos, a Coordenadoria de EAD da PUC-Campinas desenvolveu e ofereceu esta pesquisa ao corpo docente desta Instituição. Os resultados desta pesquisa servirão de parâmetros para realização de mudanças, adequações ou aperfeiçoamentos que assegurem a qualidade do ensino, direcionados ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA - adotado pela Instituição.
Descargas
Citas
BELLONI. M.L. Educação a distância. Campinas, S.P: Editores Associados, 2003.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: do conhecimento à política. S. Paulo: paz e Terra, 1999.
CENSO EAD. Br. Relatório Analítico da Aprendizagem a distância no Brasil 2012. Curitiba: Ibpex, 2013.
ISO/IEC 25010/25020. 2011. Systems and software engineering - Systems and Software Quality
Requirements and Evaluation (SQuaRE) - System and Software Quality Models, ISO.
Levantamento estatístico semestral realizado pela Coordenadoria de EAD da PUC-Campinas, 10/12/2013.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora. 34, 1999.
______. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1994.
MELARÈ, Vieira Barros [et al.]. Estilos de Aprendizagem na Atualidade - volume 1 / org. de Daniela - Lisboa: [s.n.], 2011. – 197p. Modo de acesso disponível em: http://estilosdeaprendizagem-vol.01.blogspot.com/