A Revisão de Literatura como uma estratégia multidimensional de investigação: elementos para o ensino e a pesquisa
Resumen
“(literature review).I. Levantamento e análise criteriosa e sistemática dos resultados e conclusões de outras pesquisas acerca de determinado tema. Os estudos de revisão de literatura (ou revisão bibliográfica, como também são conhecidos) organizam, comparam e resumem outras pesquisas e são extremamente úteis quando um pesquisador necessita realizar uma rápida avaliação de determinado campo de pesquisa com seus principais autores; v.tb.: pesquisa e meta-análise.”
Descargas
Citas
ALVES-MAZZOTTI, Alda J. Revisões Bibliográficas em teses de mestrado e doutorado: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, S. Paulo, v. 81, maio/1992, 53-60.
ALVES-MAZZOTTI, Alda J. e GEWANDSNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: a pesquisa quantitativa e qualitativa. S. Paulo: Pioneira, 1998.
ANDALOUSSI, K. L. Pesquisas-ações.(Trad. Michel Thiollent), São Carlos – EdUFSCAR, 2004
APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico. S. Paulo: Atlas, 2004.
BEHRENS. M. A. Projetos de Aprendizagem colaborativa num paradigma emergente in Novas tecnologias e mediação pedagógica. MASETTO, M.T. (org.) Campinas – São Paulo: Papirus, 2001
BIANCHETTI, L. e MEKSENAS, P. A (Orgs.) A Trama do Conhecimento: teoria, método e escrita em Ciência e Pesquisa. Campinas – S.Paulo: papirus, 2008.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. S. Paulo: Cortez, 1991.
CORREA, Everton S. e LORIERI, Marcos A. Teoria e Método no pensamento de Edgar Morin. Cadernos de Pós-graduação – Educação. S. Paulo: UNINOVE, v. 8, 2009, 55-63.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. S. Paulo: Editores Associados, 1996.
GIL, Antonio C. Estudo de Caso. S. Paulo: Atlas, 2009.
GOODE, W. J. e HATT, P. K. Métodos em Pesquisa Social. 5ª. ed. S. Paulo: Ed. Nacional, 1975.
KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Técnicas de Pesquisa. S. Paulo: Atlas, 1990.
LIMENA, M. M. C. e RODRIGUES, M. L. Metodologias Multidimensionais em Ciências Humanas. S. Paulo: Liber Editora, 2006.
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Revisão de Literatura: conceito, função e estrutura. Behaviors: Ciência Básica, Ciência Aplicada. S. Paulo: PUC-SP,Volume 13, dez./2009, 62-67.
MINAYO, M. Cecília S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
______ O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. 14ª ed. Campinas – São Paulo: Papirus, 2010.
MORIN, André. Pesquisa ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Trad. Michel Thiollent. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
______ Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. S. Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2009.
MORIN, Edgar e Le Moigne, J. L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.
MOREIRA, Walter. Revisão de Literatura e Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, Lorena, ano 1, no. 1, 2002, 22- 30.
NOGUEIRA, Oracy. Pesquisa Social: introdução às suas técnicas. 4ª.ed. S. Paulo: Nacional, 1977.
NORONHA, D. P. e FERREIRA, S. M. Revisões de Literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (orgs.) Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
PÀDUA, Elisabete M. M. de. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. 17ª ed. Campinas – S.P.: Papirus, 2011.
______ Revisão de Literatura. Apresentação. Slides. Curso de Especialização em Gestão Pública da Saúde. Programa UNICAMP/FUNDAP, módulo TCC: Trabalho de Conclusão de Curso, 2008/2009.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. S. Paulo: Atlas, 1997.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico, 23ª ed. S. Paulo: Cortez, 2007.
______ A importância do ler e do escrever no ensino superior in Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. S. Castanho e M. Eugenia Castanho (orgs.) Campinas, SP: Papirus, 2001, 71-79.
VASCONCELLOS, E. Mourão. Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2009.
VASCONCELLOS, M. J. Esteves de Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas – S.P: Papirus, 2003.
VEIGA, J. P. Alencastro (org.) Técnicas de Ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas – S. P: Papirus, 2009.