O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DAS 3ªS SÉRIES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Edwiges Pereira Rosa Camargo

Resumen

Nosso trabalho objetiva socializar a experiência de integração que vem sendo desenvolvida desde 1955 na Faculdade de Educação junto às 3ªs séries do Curso de Pedagogia. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

APPLE, W. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processo ideológicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

COSTA, Marisa Vorraber (org.) Escola Básica na virada do século: cultura, política e educação. São Paulo: Cortez, 1996.

DEMO, P. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Ed. Cortez, 1991.

_____. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis: Ed. vozes, 1993.

ESTRELA, Albano. Teoria e Prática de observação de classes. Uma estratégia de formação de professores. 4 ed.. Porto: edit. do Porto, 1994.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. Efetividade ou ideologia, SP, Edições Loyola, 1992.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional". In I. FAZENDA (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989.

GARCIA, R.L. A construção do conhecimento e o currículo dos cursos de formação de professores na vivência de um processo. In ALVES, N. (org.) Formação de professores. São Paulo: Cortez, 1992.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

JAPIASSU, H., Interdisciplinaridade e patologia do saber. in: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. Efetividade ou Ideologia, SP, Edições Loyola, 1992.

MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. O projeto pedagógico da Faculdade de Educação da PUC-CAMPINAS: seus pressupostos filosóficos e pedagógicos. Dissertação de Mestrado, Campinas, PUC-CAMPINAS, 1993.

NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1992.

_____. (org.) Pofissão professor. 2 ed. Coleção Ciências da Educação, Lisboa: Porto Edit, 1995.

_____. "Diz-me como ensinas, dizer-te-ei quem és e vice-versa". In FAZENDA, I. (org.) Pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas profissão docente e formação - perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1983.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de Professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Publicado

1998-12-31

Cómo citar

Pereira Rosa Camargo, E. (1998). O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DAS 3ªS SÉRIES DO CURSO DE PEDAGOGIA. Série Acadêmica, (8). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/14712

Número

Sección

Artigos