COORDENAÇÃO DE CURSO
UM OFICIO EM CONSTRUÇÃO
Abstract
O trabalho que aqui apresentamos tem o propósito de partilhar uma discussão extremamente fértil, realizada em junho de 1997, numa Jornada Pedagógica com os Coordenadores de Cursos da PUCCAMP.
Downloads
References
ARENDT, H. A dignidade da política. rio de Janeiro, relumbre-Dumará, 1993.
BERGER, P. Perspectivas sociológicas. S. Paulo, Círculo do Livro, 1976.
BERGER, P. e LUCKMANN, R. A construção social na realidade. Petrópolis, Vozes, 1973.
CHAUI, M. "A Reforma do Ensino", 1981.
COÊLHO, Ildeu M. Realidade e utopia na construção da universidade. Goiânia, Editora da UFG, 1996.
DRUMMOND DE ANDRADE, C. "Procurar o quê", in Nova Reunião - 19 livros de Poesia . Rio, J. Olympio, 1983.
FISCHMANN, R. "Redefinição do público e do privado: contribuição para a reflexão educacional", in ALVES, M. L. Escola: espaço de construção da cidadania. Idéias 24. S. Paulo, FDE, 1994.
FUSARI, J. & RIOS, T. "Formação continuada dos profissionais do ensino", in Cadernos CEDES n. 36, Campinas, CEDES, 1996.
GALEANO, E. As palavras andantes. Rio de janeiro, L&PM, 1994.
LAING, R. O eu e os outros: o relacionamento interpessoal. Petrópolis, Vozes, 1986.
PINTO, A. V. Ciência e Existência. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1969.
PONCE, B.J. A aula como instrumento de transformação social. S. Paulo, PUCSP, 1989 (Dissertação de Mestrado).
PERRENOUD, P. Enseigner: agir dans l'urgence, décider dans l'incertitude. Paris, ESF, 1996.
RIOS, T.A. "O caminho do educador". S. Paulo, Cenafor, 1983.
____"Significado e pressupostos do projeto pedagógico". Idéias (15). S.paulo, FDE, 1992.
____"De qualidade e subjetividade em educação: um dialogo como Sônia Kramer e Marli André". S. Paulo, mimeo, 1995.
____"A Pedagogia Freinet e a educação para o terceiro milênio", in I Simpósio da Pedagogia Freinet. PUCSP, 1996A.
____"Avaliação Participativa", in Seminário: Avaliação de Políticas e Programas Sociais. IEE/PUCSP, 1996b.
____"Educação, ética, cidadania". S. Paulo, Cadernos Novo Ângulo, 1996c.
____"O lugar do professor na sociedade contemporânea". Revista de Educação n.8. S. Paulo, APEOESP, 1996d.
____Ética e Competência. S. Paulo, Cortez, 5ª. ed. 1997.
RODRIGUES, N. Da mistificação da escola à escola necessária. S. Paulo, Cortez/Autores Associados, 1987.
SAVATER, F. Política para meu filho. S. Paulo, Martins Fontes, 1996.
VAZ, H.C.L. Escritos de filosofia - ética e cultura. S. Paulo, Loyola, 1982.