O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DAS 3ªS SÉRIES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
Nosso trabalho objetiva socializar a experiência de integração que vem sendo desenvolvida desde 1955 na Faculdade de Educação junto às 3ªs séries do Curso de Pedagogia.
Downloads
Referências
APPLE, W. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processo ideológicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
COSTA, Marisa Vorraber (org.) Escola Básica na virada do século: cultura, política e educação. São Paulo: Cortez, 1996.
DEMO, P. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Ed. Cortez, 1991.
_____. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis: Ed. vozes, 1993.
ESTRELA, Albano. Teoria e Prática de observação de classes. Uma estratégia de formação de professores. 4 ed.. Porto: edit. do Porto, 1994.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. Efetividade ou ideologia, SP, Edições Loyola, 1992.
FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional". In I. FAZENDA (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
GARCIA, R.L. A construção do conhecimento e o currículo dos cursos de formação de professores na vivência de um processo. In ALVES, N. (org.) Formação de professores. São Paulo: Cortez, 1992.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
JAPIASSU, H., Interdisciplinaridade e patologia do saber. in: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. Efetividade ou Ideologia, SP, Edições Loyola, 1992.
MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. O projeto pedagógico da Faculdade de Educação da PUC-CAMPINAS: seus pressupostos filosóficos e pedagógicos. Dissertação de Mestrado, Campinas, PUC-CAMPINAS, 1993.
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1992.
_____. (org.) Pofissão professor. 2 ed. Coleção Ciências da Educação, Lisboa: Porto Edit, 1995.
_____. "Diz-me como ensinas, dizer-te-ei quem és e vice-versa". In FAZENDA, I. (org.) Pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas profissão docente e formação - perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1983.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de Professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.