Pesquisas e práticas pedagógicas em Educação Estatística

Autores

  • Celi Espasandin Lopes Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Escola de Ciências Humanas, Júridicas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0001-7409-2903
  • Antonio Carlos de Souza Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Engenharia e Ciências, Departamento de Matemática (Campus de Guaratinguetá), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Campus de Rio Claro) https://orcid.org/0000-0002-8044-0481
  • Regina Célia Grando Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica https://orcid.org/0000-0002-2775-0819

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a9577

Resumo

Nesta edição temática da Revista de Educação PUC-Campinas, apresentamos um conjunto de artigos que revelam parte do movimento da pesquisa brasileira e da América Latina em Educação Estatística, abrangendo discussões sobre as políticas, os fundamentos e as práticas do exercício docente no âmbito da educação básica e superior, bem como problematizando os processos de ensino e de aprendizagem no campo da educação formal e não formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Burrill, G. F.; Souza, L. O.; Reston, E. (ed.). Research on Reasoning with Data and Statistical Thinking: International Perspectives. Switzerland: Springer Nature, 2023.

Grando, R. C.; Lopes, C. E. Creative insubordination of teachers proposing statistics and probability problems to children. nternational Journal on Mathematics Education, v. 52, p. 621-635, 2020.

Lopes, C. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 1998. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

Souza, L. O.; Lopes, C. A. E.; Souza, A. C. Os delineamentos metodológicos nas investigações brasileiras em Educação Estatística. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 506-525, 2015.

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Espasandin Lopes , C., Souza , A. C. de ., & Grando , R. C. . (2023). Pesquisas e práticas pedagógicas em Educação Estatística. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a9577

Edição

Seção

Editorial