Estudo sobre as características da formação continuada de professores alinhada à Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7462

Palavras-chave:

Formação docente, Políticas de formação profissional, Revisão da literatura

Resumo

 

 Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, diferentes políticas de formação docente têm sido formuladas visando à instituição de uma base igualmente comum para a formação docente. Assim, este estudo objetiva investigar as características da formação continuada, no âmbito da implementação da Base Nacional Comum Curricular, manifestadas nos documentos oficiais. Para tanto, foi desenvolvido: (1) o levantamento dos documentos oficiais relativos à formação continuada; (2) o levantamento da literatura sobre formação continuada; (3) a análise dos documentos oficiais em um diálogo com a literatura levantada. A perspectiva teórica que embasa o texto discute tanto as concepções e a racionalidade que compõem essas políticas educacionais na atualidade quanto a formação e atuação docente, para além do que os documentos deixam aparentar. As análises permitem caracterizar a atual proposta de formação continuada como: padronizadora, em alinhamento com as políticas neoliberais e que tende a valorizar a responsabilização e a instrumentação do docente. Conclui-se que essas políticas se distanciam de práticas formativas coletivas, sendo limitadoras da autonomia e tendo, na perspectiva do professor como um cumpridor de tarefas e metas, um aporte para consumar um projeto padronizado e reducionista de educação.

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Biografia do Autor

Renata Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba

Programa de Pós-graduação em Educação

Joyce Amador da Silva, Universidade Metodista de Piracicaba

Ciências da Saúde, Educação Física

Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo

Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Pucci, R., Amador da Silva, J., & Antunes-Souza, T. (2023). Estudo sobre as características da formação continuada de professores alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7462

Edição

Seção

Artigos