Percursos de constituição da professoralidade: tramas subjetivas

Autores

  • Jussara Midlej

Palavras-chave:

Formação docente, Investigação-ação, Memória autobiográfica

Resumo

Este trabalho descreve uma investigação-ação educacional vinculada a um Curso de Licenciatura em Educação Infantil e Séries Iniciais conveniado entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, envolvendo 37 professoras em efetivo exercício docente entre 2005 e 2007. Seus objetivos conectaram-se à averiguação de como um processo investigativo/formativo poderia questionar concepções, ações pedagógicas monossêmicas e mecanicistas que muitos professores têm da vida e do trabalho pedagógico; a investigação de como se realizaria, na escrita narrativa e em situações comunicativas, a reconceitualização de saberes, a revisão de atitudes pessoais e profissionais. De suas bases teórico-epistemológicas emergiram experiências intersubjetivas procedentes dos princípios norteadores das histórias socioprofissionais de cada participante. As produções, como memórias coletivas do passado, consciências críticas do presente e premissas operatórias para o futuro, demonstraram que a processualidade da condição humana - e não a cristalização ou a estabilidade - reconstrói saberes profissionais, corroborando potencialidades de transformação.

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Publicado

2009-12-31

Como Citar

Midlej, J. (2009). Percursos de constituição da professoralidade: tramas subjetivas. Revista De Educação PUC-Campinas, (27). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/62

Edição

Seção

Artigos