A psicologia escolar e as professoras das séries iniciais

um olhar sobre o cotidiano docente

Autores

  • Liliane dos Guimarães Alvim Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Sílvia Maria Cintra da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a55

Palavras-chave:

Formação docente, Prática de professores, Psicologia escolar

Resumo

Este artigo é o relato de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Uberlândia (MG). Por meio de entrevistas procuramos investigar o que as professoras pensam e dizem que lhes falta em seu trabalho cotidiano para melhor lidar com seus alunos e o que esperam do psicólogo escolar. As entrevistadas queixaram-se do desinteresse discente, da indisciplina, da falta de apoio das famílias dos alunos, do número elevado de crianças por sala, da escassez de material e espaço físico inadequado e de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. A expectativa das docentes é que alunos com dificuldades sejam atendidos individualmente por psicólogos para alcançarem um nível satisfatório de aprendizagem e acompanhar seus colegas da mesma faixa etária. Para as docentes, por meio de um trabalho psicológico clínico na escola (ou fora dela), é possível solucionar as dificuldades apresentadas pelos alunos.

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Biografia do Autor

Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Professora, Universidade Federal de Uberlândia, Escola de Educação Básica. R. Adutora São Pedro, 40, Aparecida, 38400-
075, Uberlândia, MG, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: L.G.A. NUNES. E-mail: <lilidosgui@uol.com.br>.

Sílvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professora, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Psicologia. Uberlândia, MG, Brasil.

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Publicado

2010-12-31

Como Citar

Nunes, L. dos G. A., & Silva, S. M. C. da. (2010). A psicologia escolar e as professoras das séries iniciais: um olhar sobre o cotidiano docente. Revista De Educação PUC-Campinas, (29), 211–222. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a55

Edição

Seção

Artigos