Contribuições e limitações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: um estudo com professores alfabetizadores | National Pact of Literacy in the Right Age’s contributions and limitations: A study with literacy teachers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4387

Palavras-chave:

Alfabetização. Direitos de Aprendizagem. Formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores alfabetizadores acerca da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, tendo como foco as contribuições e limitações do processo formativo sob a ótica dos participantes. Compreende-se que a formação continuada é um dos principais eixos de ação do programa e se discute os processos formativos direcionados aos docentes em exercício, problematizando suas razões e objetivos. A pesquisa foi realizada com dez professoras alfabetizadoras que participaram do Pacto no ano de 2013, através de entrevistas semiestruturadas. Como resultados, as professoras compreendem e indicam as contribuições do programa para sua prática e para sua formação enquanto alfabetizadoras, e ressaltam o estabelecimento dos Direitos de Aprendizagem como a contribuição mais significativa do programa, auxiliando-as no planejamento das aulas, na seleção dos conteúdos e na compreensão do que deve ser abordado em cada ano do ciclo de alfabetização. Em relação às limitações, citam a superficialidade na abordagem de conteúdos durante a formação; a delimitação do tempo na compreensão de determinados temas e o trabalho realizado pelo responsável pela formação. Deste modo, infere-se que as professoras compreendem que os momentos de formação, como o Pacto, são importantes para suas carreiras e para seu desenvolvimento profissional; no entanto, refletem que estes processos formativos precisam considerar suas necessidades e dificuldades profissionais.

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Biografia do Autor

Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Departamento de Educação. Av. 24 A, 1515, Campus Rio Claro, 13506-900, Bela Vista, Rio Claro, SP, Brasil.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Departamento de Educação. Av. 24 A, 1515, Campus Rio Claro, 13506-900, Bela Vista, Rio Claro, SP, Brasil.

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Publicado

2019-06-26

Como Citar

de Lucca, T. A. F., & Osti, A. (2019). Contribuições e limitações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: um estudo com professores alfabetizadores | National Pact of Literacy in the Right Age’s contributions and limitations: A study with literacy teachers. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(2), 175–193. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4387