A escola igualitária: sonho ou falácia?

Autores

  • Dília Maria Andrade Glória

Palavras-chave:

Desigualdades Educacionais, Sucesso Escolar, Não Retenção Escolar

Resumo

A escola brasileira respaldada pelo ideá rio liberal apregoa o princípio da igualdade de oportunidades educacionais, segundo o qual a todos são dados as mesmas chances de ingresso à escola, cabendo a cada um aproveitá-la, de acordo com o seu mérito, vocação, capacidade, motivação, etc.. Analisa-se, então, o discurso igualitário da escola na perspectiva da Sociologia da Educação e discute-se as desigualdades educacionais concretizadas socio-historicamente no fracasso
escolar e na exclusão de muitos, mediante, sobretudo, as reprovações escolares. Defende-se o argumento de que embora a escola não apresente as mesmas condições de escolarização e de sucesso escolar para todos, pode-se e deve-se buscar alternativas que reduzam, de fato, as desigualdades educacionais. O estudo chama a atenção para o fato de que a reprodução das desigualdades parece persistir mesmo após a implantação da proposta político-pedagógica de
não-retenção escolar.

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Publicado

2001-06-30

Como Citar

Glória, D. M. A. (2001). A escola igualitária: sonho ou falácia?. Revista De Educação PUC-Campinas, (10). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/398

Edição

Seção

Artigos