Análise de conteúdo dos artigos científicos sobre avaliação na Educação Infantil (1996-2015) / Content analysis of academic papers on early childhood education assessment (1996-2015)

Autores

  • Ana Paula Batista Pina Universidade de Brasília
  • Fernanda Müller Universidade de Brasília
  • Viviane Fernandes Faria Pinto Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3782

Palavras-chave:

Analise de conteúdo. Avaliação. Educação infantil.

Resumo

O artigo analisa a produção acadêmica publicada nas principais plataformas brasileiras de divulgação cientifica acerca da avaliação na Educação Infantil. O estudo utilizou como aporte metodológico a Analise de Conteúdo de Laurence Bardin, tendo como recorte temporal o período de 1996 até 2015. Os dados foram classificados em quatro categorias de analise, que sugerem uma producao acadêmica sobre a avaliação na Educação Infantil ainda escassa, todavia em ascensão, com predominância de producao na área de Educação. Outro ponto tratado no estudo refere-se aos múltiplos focos acerca da temática avaliação e Educação Infantil. Os estudos baseiam-se tanto em aspectos do microcontexto, como o registro e a documentação pedagógica, passando pelo uso de escalas e testes padronizados que objetivam avaliar o desenvolvimento da criança em aspectos de macrocontexto, como nas avaliações da qualidade do ambiente, das instituições e dos sistemas de ensino. Por fim, o artigo destaca ainda que essa temática requer uma ampla discussão a fim de construir uma melhor compreensão dos sujeitos que por ela são influenciados (professoras, crianças, famílias e equipes gestoras).

Palavras-chave: Analise de conteúdo. Avaliação. Educação infantil.

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Biografia do Autor

Ana Paula Batista Pina, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância, Brasília, DF, Brasil.

Fernanda Müller, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pos-Graduação em Educação. Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900, Brasília, DF, Brasil.

Viviane Fernandes Faria Pinto, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infancia. Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2017-10-20

Como Citar

Pina, A. P. B., Müller, F., & Pinto, V. F. F. (2017). Análise de conteúdo dos artigos científicos sobre avaliação na Educação Infantil (1996-2015) / Content analysis of academic papers on early childhood education assessment (1996-2015). Revista De Educação PUC-Campinas, 22(3), 475–496. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3782