Educação escolar e relações étnico- -raciais a partir de representações dos professores

Autores

  • Gregório Durlo Grisa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Célia Elizabete Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3388

Palavras-chave:

Branquidade, Educação, Escola, Professores, Raça

Resumo

O artigo analisa representações de professores acerca das relações étnico-raciais nas escolas, tendo por base questões suscitadas em curso de formação continuada de professores atuantes em escolas públicas do Rio Grande do Sul. O curso situou-se na área dos direitos humanos, e os professores foram provocados a se posicionar por meio de instrumento próprio. O texto discute as características do racismo no Brasil contemporâneo e suas implicações para educação, bem como analisa os dados empíricos na relação com os conceitos de raça e branquidade. Os resultados evidenciam dificuldades dos docentes para lidar com a noção de raça. Além disso, o racismo é encarado como problema menor diante de desigualdades econômicas e, para parcela minoritária dos professores, o Brasil teria relações étnico-raciais harmônicas. Os dados mostram a persistência do mito da democracia racial nas representações docentes e a necessidade de políticas de formação sobre o tema com base na efetiva implantação da Lei nº 10.639.

Palavras-chave: Branquidade. Educação. Escola. Professores. Raça.

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Biografia do Autor

Gregório Durlo Grisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Av. Paulo Gama,110, Bairro Farropilha, 90040-060, Porto Alegre, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: G.D. GRISA. E-mail:
<grisagregorio@yahoo.com.br>.

Célia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino
e Currículo. Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Grisa, G. D., & Caregnato, C. E. (2016). Educação escolar e relações étnico- -raciais a partir de representações dos professores. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(3), 271–279. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3388

Edição

Seção

Seção Temática: Racismo e Educação Escolar