Revista Ciência Hoje das crianças: como dado de cultura lúdica, veiculação de saberes e construção da infância
Palavras-chave:
Conhecimento e Infância, Cultura Lúdica, Construção da InfânciaResumo
O artigo analisa a Revista Ciência Hoje das crianças entendendo-a como um material pedagógico portador de saberes cuja forma de abordagem revela uma concepção de infância mediante a qual se busca formar crianças. Nessa perspectiva ultrapassa uma compreensão dócil de infância, já que foi organizada e editada segundo pressupostos de científicidade, a serem, de modo elementar, fomentados no infante. Esta possibilidade é feita por meio de dois itens, entre os sete da revista, quais sejam: contos e jogos. Além de estar sendo entendida como um material pedagógico, essa revista é estudada como integrante do universo da chamada cultura lúdica.
Downloads
Referências
ARIÊS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1981.
BOUGÊRE, G. A Criança e a Cultura Lúdica. ln: TIZUKO, M. K. (Org.). O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
DEAMICIS, Edmundo. O Coração. Tradução de João Ribeiro. Rio de Janeiro: São Paulo, Livraria Francisco Alves, 1940.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Pondé Vassalo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
PERROT, J. Os "Livros-Vivos" Franceses. Um Novo paraíso Cultural Para nossos Amiguinhos, os leitores infantis. ln: TIZUKO, M. K. (Org.). O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
Revista Ciência Hoje das crianças. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, nº 17, outubro de 1990.