Urbanismo para criança - apoio para o estudo do meio em bairros de formação recente

Autores

  • Walkyria Mollica do Amarante
  • Ricardo de Souza Moretti

Palavras-chave:

Urbanismo para Criança, Estudo do Meio, Prática Educativa

Resumo

Na história de uma cidade, as ocupações mais antigas geralmente ganham maior destaque. Em conseqüência, os dados novos provenientes das zonas de urbanização mais recentes ficam muitas vezes esquecidos. Considerando que um melhor envolvimento de professores e alunos com as comunidades locais poderá contribuir para a interação dos futuros cidadãos com o meio em que vivem, foi realizado um trabalho de pesquisa direcionado para a observação e análise sobre a prática educativa voltada para as questões do meio ambiente e da cidade nos bairros de formação recente, tomando-se como estudo de caso a região do Campo Grande, no setor sudoeste de Campinas. O estudo realizado envolveu trinta e cinco escolas da região. Verificou-se algumas iniciativas de resgate da Memória dos bairros e a necessidade para sustentar as iniciativas. Registrou-se grande interesse dos professores por materiais de apoio, que os ajudem em seus projetos sobre o Estudo do Meio. Observou-se que a maioria dos professores não habita onde leciona, desconhecendo a história e os problemas locais. Os moradores do lugar, geralmente migrantes, também desconhecem a estrutura da ocupação desses espaços. Sugerimos a elaboração de um conjunto de materiais didáticos e a criação de um Núcleo de Memória e Estudos Regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANAMMA, Municípios e Meio Ambiente-Pers­pectivas para a Municipalização da Gestão Ambiental do Brasil, São Paulo, 1999.

ARRUDA, Marcos e BOFF, Leonardo, Globali­zação: Desafios sócio-econômicos, éticos e educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BRASIL, Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Congresso Nacional, Brasília, D. F.

BUSQUETES, Maria Dolores. Temas Transver­sais. São Paulo, Ática, 2000. Madrid/1998.

CARLOS, Ana Fani A. A Cidade - O Homem e a Cidade -A Cidade e o Cidadão - De Quem e o Solo? São Paulo: Contexto, 1997.

CHAVES, Eduardo Oscar Campos,"Educação, Temas Transversais e Tecnologia?", in: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Pesquisa em Educação - História, Filosofia e Temas Transversais. Campinas, SP: Editores Autores Associados - HISTEDBR, 2000.

GEDDES, Patrick. Cidades em Evolução. Trad. por CASTILHO, Maria José F, Campinas, SP: s/ ed., 1932/1994.

HOYOS GUEVARA, Arnaldo e outros. Conheci­ mento, Cidadania e Meio Ambiente, Série Temas Transversais, vol.2, São Paulo: Ed. Fundação Petrópolis,1998.

LUZ, Conceição Alexandre e VESENTINI, J. William, Sociedade e Espaço. MARIANI, Ricardo, (Trad.) DI MARCO, Anita Regina. A Cidade entre a História e a Cultura. São Paulo: Ed. Nobel, 1941/1986.

MARICATO, Ermínia. Metrópole na Periferia do Capitalismo. São Paulo: Ed. HUCITEC, 1996.

MORAES, Antônio C. R., Meio Ambiente e Ciências Humanas. São Paulo: Ed. HUCITEC, 1997.

OKAMOTO, Jun. Percepção Ambiental e Com­ portamento. São Paulo: Ed. lPSIS, 1996/1997.

PENTEADO, Heloísa D., Meio Ambiente e Formação de Professores-Questões de Nassa Época. São Paulo: Ed. Cortez, 1997.

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e Repre­sentação Social - Questões da Nossa Época, 3. ed., São Paulo: Ed. Cortez, vol. 41, 1998.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Ed. Nobel, 1996.

SECRETARIA DEEDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília, 1997-1998,vol.1ªa4ªséries/1997evol. 5ª a 8ª séries/1998.

SECRETARIADOMEIOAMBIENTE,GOVERNO ESTADUAL DE SP. Conceitos para se Fazer Educação Ambiental, SP, 1994

SECRETARIAMUNICIPALDOPLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE. Plano Diretor Prefeitura Municipal de Campinas, Campinas, SP, 1995.

SECRETARIAMUNICIPALDOPLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE. Plano Local de Gestão Urbana - Região do Campo Grande, Campinas, SP, nov. de 1996.

SEPLAMA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, Plano de Gestão Local - Campo Grande, Campinas, SP, maio/2000.

SINGER Paulo. O Direito a Cidade. São Paulo: Ed. Moraes, 1991.

SOUZA LIMA, Mayumi. A Cidade e a Criança. São Paulo: Ed. Nobel, 1989.

VIEIRA, Liszt e BREDARIOL Celso. Cidadania e Política Ambiental. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1998.

VIOLA, Eduardo J. e outros. Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cidadania: Desafios para as Ciências Sociais. São Paulo: Ed. Cortez, UNIFESC,1998.

YUS, Rafael. Temas Transversais. Porto Alegre: Ed. Artemed, 1998.

Downloads

Publicado

2003-06-30

Como Citar

Amarante, W. M. do, & Moretti, R. de S. (2003). Urbanismo para criança - apoio para o estudo do meio em bairros de formação recente. Revista De Educação PUC-Campinas, (14), 49–62. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/308

Edição

Seção

Artigos