Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de autoformação

Autores

  • Renata Barroso de Siqueira Frauendorf Universidade Estadual de Campinas
  • Daniela Quevedo Pacheco Universidade Estadual de Campinas
  • Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz Universidade Estadual de Campinas
  • Guilherme do Val Toledo Prado Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a2908

Palavras-chave:

Análise Narrativa, Educação, Narrativa, Pesquisa narrativa

Resumo

O termo narrativa tem sido usado para designar o relato de histórias que, em sua maioria, nascem do cotidiano. Neste artigo, entretanto, o conceito de narrativa é expandido, buscando-se relacioná-la às pesquisas em educação. O estudo procura mostrar como usar metodologicamente a narrativa, apresentando o percurso de construção de narrativas de três pesquisadoras - uma professora, uma narradora e uma formadora, que atuam em diferentes contextos educacionais e dialogam com diferentes autores. O presente artigo reflete sobre a potência dessas produções nos processos de autoformação e formação de profissionais da educação, tomando a narrativa como um dispositivo que pode auxiliar o narrador a interpretar, analisar e organizar acontecimentos ocorridos em situações diversificadas, em cenários socialmente contextualizados e em tempos e espaços diferentes - portanto, passíveis de investigação nas pesquisas em educação.

Palavras-chave: Análise Narrativa. Educação. Narrativa. Pesquisa narrativa.

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Biografia do Autor

Renata Barroso de Siqueira Frauendorf, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e
Práticas Culturais. Av. Bertrand Russel, 801, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, 13083-865,
Campinas, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: G.V.T. PRADO. E-mail:
<toledo@unicamp.br>.

Daniela Quevedo Pacheco, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e
Práticas Culturais. Av. Bertrand Russel, 801, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, 13083-865,
Campinas, SP, Brasil. 

Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e
Práticas Culturais. Av. Bertrand Russel, 801, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, 13083-865,
Campinas, SP, Brasil. 

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e
Práticas Culturais. Av. Bertrand Russel, 801, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, 13083-865,
Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Frauendorf, R. B. de S., Pacheco, D. Q., Chautz, G. C. C. B., & Prado, G. do V. T. (2016). Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de autoformação. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(3), 351–361. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a2908