Revista A Escola (1906-1910): a liberdade e o modelo de trabalhador docente via método intuitivo

Autores

  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi Prefeitura Municipal de Irati
  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a2842

Palavras-chave:

Educação, Método intuitivo, Trabalho docente

Resumo

O presente artigo, parte de uma pesquisa de doutorado, tem por finalidade apresentar a análise realizada na revista A Escola, Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado (1906-1910), especificamente sobre a liberdade e o modelo de trabalhador docente, via método intuitivo. A carência de escolas para formação de professores no início do século XX possibilitou outros mecanismos refinados e eficazes para uma ampla divulgação dos ideais vigentes e para a homogeneização do trabalho dessa categoria profissional mediante a uniformização do discurso pedagógico. A revista didática A Escola foi um desses instrumentos, propondo como método mais adequado o Método Intuitivo. O percurso metodológico empreendido para a produção dos dados efetivou-se, primeiramente, pelo levantamento e catalogação da Revista A Escola junto ao Arquivo Público do Paraná e à Biblioteca Pública localizados em Curitiba (PR); em seguida foi feita a seleção dos artigos relevantes para o desenvolvimento do trabalho, para enfim realizar a análise e discussão dos artigos selecionados, tendo em vista o objetivo proposto para a pesquisa, qual seja, discutir a disseminação da ideologia liberal nos primórdios republicanos no Brasil. A análise do periódico demonstrou que a propagação do Método Intuitivo como modelo ideal, por meio da revista, foi oportuna. Ela disseminava a ideologia liberal em nome de seus preceitos de igualdade e liberdade, ao propor um ensino ativo, centrado no interesse do aluno, dando a todos e com equidade a oportunidade de aprender. Esse discurso reforçava a ideia de que era a partir das ações individuais que a sociedade se desenvolveria e, com o progresso individual, cada um teria sucesso.

Palavras-chave: Educação. Método intuitivo. Trabalho docente.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Prefeitura Municipal de Irati

Professora da Rede Municipal de Ensino de Irati-PR. Doutora em Educação: História e Políticas educacionais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. Contato aecmari@gmail.com.

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta D da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Contato: misabel@lexxa.com.br

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Zanlorenzi, C. M. P., & Nascimento, M. I. M. (2016). Revista A Escola (1906-1910): a liberdade e o modelo de trabalhador docente via método intuitivo. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(3), 363–370. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a2842