Currículo e formação inicial de professores em ciências humanas: um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins

Autores

  • Daniel de Freitas Nunes Universidade de Brasília
  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2692

Palavras-chave:

Currículo, Formação de professores, Licenciaturas

Resumo

O presente trabalho propôs analisar o currículo do curso de licenciatura plena em História da Universidade Federal do Tocantins, situada na região norte do Brasil. Para tal, compararam-se o currículo atualmente vigente e o currículo anterior, assim como suas estruturas e componentes disciplinares, além do perfil socioeconômico dos ingressantes do curso. A partir do referencial de diferentes teóricos do currículo e da formação inicial de professores, observa-se que houve uma considerável redução de carga horária, o que incorre em um aligeiramento teórico da formação e, ao mesmo tempo, em no seu engessamento às exigências normativas estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que, no caso do currículo analisado, correspondem a 49% da carga horária. Conclui-se que o currículo em vigência intenta em uma formação tecnicista de caráter proletarizante e teoricamente comprometida.

Palavras chave: Currículo. Formação de professores. Licenciaturas.

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Biografia do Autor

Daniel de Freitas Nunes, Universidade de Brasília

Mestrando, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Prédio FE 1, Sala AT 56/6, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Caixa Postal 04348, 70904-970, Brasília, DF, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: D.F. NUNES. E-mail: <daniel.1289@hotmail.com>.

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

2 Professora Doutora, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Nunes, D. de F., & Silva, K. A. C. P. C. da. (2014). Currículo e formação inicial de professores em ciências humanas: um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(2), 183–194. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2692

Edição

Seção

Artigos