Modelagem matemática e educação ambiental: uma experiência com alunos do ensino médio

Autores

  • Denise Helena Lombardo Ferreira
  • Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Educação Ambiental

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo buscar compreender como ocorre a participação dos alunos, e quais elementos sociais e pedagógicos tornam-se presentes ao se abordar questões ambientais, na perspectiva do ensino-aprendizagem da Modelagem Matemática. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Rio Claro, Estado de São Paulo. A ação pedagógica, desenvolvida na perspectiva de Modelagem Matemática, envolveu os temas Água, Lixo e Energia Elétrica, com a confecção de alguns modelos, dentre os quais, previsão do crescimento da população e construção da função para representar o valor pago pelo consumo de água e também da energia elétrica do município de Rio Claro. As questões ambientais vislumbraram um campo rico de aplicações, permitindo integrar a experiência do cotidiano dos alunos com a Matemática e proporcionando, ao mesmo tempo, uma maior conscientização em relação aos problemas ambientais da sociedade atual.

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Publicado

2005-06-30

Como Citar

Ferreira, D. H. L., & Wodewotzki, M. L. L. (2005). Modelagem matemática e educação ambiental: uma experiência com alunos do ensino médio. Revista De Educação PUC-Campinas, (18). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/268

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa