A avaliação e seu potencial inovador nos processos de formação universitária: a visão dos professores de artes e letras

Autores

  • Mara Regina Lemes de Sordi

Palavras-chave:

Ensino Superior, Avaliação, Inovação, Trabalho Pedagógico

Resumo

Este artigo discute a organização do trabalho pedagógico necessária para que a qualidade do ensino de graduação possa atender às demandas sociais, confrontando-se com os interesses mercadológicos que atravessam as reformas educacionais. O artigo problematiza a centralidade dos processos de avaliação e objetiva recuperar a discussão acerca dos bons usos da força indutora da avaliação na mudança da aula universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, Lea Processos de ensinagem na universidade Petrópolis:Vozes, 2003.

BORDIEU, Pierre & CHAMGAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In Catani, A. & Nogueira, M.A.(orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

COELHO, Ildeo . Ensino, pesquisa e a formação de estudantes e professores Série Acadêmica PUC - Campinas nº 14, Campinas, 2004.

DIAS SOBRINHO, José. Quase-mercado, quase-educação, quase-qualidade: tendências e tensões na educação superior. Avaliação. Ano 7, v.7,nº1, mar 2002.

FREITAS, Luiz C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

GIMENO, Sacristán J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

KUENZER, Acácia Z. O que muda no cotidiano da sala de aula universitária com as mudanças no mundo do trabalho? In Castanho, M.E. & Castanho, S. Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

MORIN, Edgar. Complexidade e transdiscipli- naridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. EDUFRN,1999.

RIOS, Terezinha. A questão das competências na formação universitária. Palestra realizada na PUC-Campinas, maio 2003.

RISTOFF, Dilvo I. O Exame Nacional de Curso e a Avaliação Institucional in: DIAS SOBRINHO, J. & RISTOFF, D. I.(orgs.) Avaliação democrática: para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular, 2002.

SANTOS, Boaventura S. Para uma pedagogia do conflito. In: Silva, L.H. et al (org) Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.

SORDI, Mara R. L. Entendendo as lógicas da avaliação institucional para dar sentido ao contexto interpretativo. In: Villas Boas, B. M. F. (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002.

SORDI, Mara R. L. Relatório técnico de pesquisa. PUC-Campinas, 2001.

SORDI, Mara R. L. Relatório técnico de pesquisa. PUC-Campinas, 2002.

TORRES SANTOMÈ, J. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2005-11-30

Como Citar

Sordi, M. R. L. de. (2005). A avaliação e seu potencial inovador nos processos de formação universitária: a visão dos professores de artes e letras. Revista De Educação PUC-Campinas, (19). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/236

Edição

Seção

Artigos