Políticas públicas e a condução da educação profissional no Brasil a partir do final dos anos 1990

Autores

  • Edson Detregiachi Filho Centro Universitário Eurípedes de Marília

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2029

Palavras-chave:

Dualidade da escola, Educação profissional, Políticas públicas

Resumo

A Educação Profissional no Brasil, na prática de sua implementação, conduz a distanciamentos que são analisados neste texto. Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema da Educação Profissional e sua condução no Brasil após a vigência da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Analisa as especificidades dos modelos de Educação Profissional implementados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia do governo do Estado de São Paulo. O objetivo do trabalho é o de orientar a prática da implementação das Políticas Públicas para a Educação Profissional. Os resultados apontam uma maior deserção dos alunos ao modelo que promove a exacerbação da dualidade da escola. Conclui-se apontando que a interação entre a Educação Técnica de Nível Médio e a Educação Superior Tecnológica pode conduzir a uma melhor formação dos egressos da Educação Profissional e sua maior valorização econômica e social.

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Biografia do Autor

Edson Detregiachi Filho, Centro Universitário Eurípedes de Marília

Professor Doutor, Centro Universitário Eurípedes de Marília. Av. Hygino Muzzi Filho, 529, Marília, SP, Brasil. E-mail: <engedson2009@gmail.com>.

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Publicado

2013-08-11

Como Citar

Detregiachi Filho, E. (2013). Políticas públicas e a condução da educação profissional no Brasil a partir do final dos anos 1990. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(2), 201–209. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2029

Edição

Seção

Artigos