Avaliação externa e as repercussões em uma escola de baixo rendimento

Autores

  • Orlando Carlos Morasco Junior Escola Estadual Fúlvio Morganti
  • Renata Prenstteter Gama Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1903

Palavras-chave:

Avaliação externa, Políticas públicas, Rendimento escolar, Sistema de avaliação

Resumo

Neste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as repercussões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo em uma escola pública com baixo desempenho, bem como analisar as ações delineadas pelos diferentes agentes envolvidos no sistema educacional para melhorar esses índices. A pesquisa foi estruturada considerando os seguintes instrumentos para coleta de informações: boletins e relatórios oficiais da avaliação; diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores pedagógicos e dirigentes regionais pedagógicos. Por meio da técnica de triangulação de dados, sob uma análise de natureza descritiva e interpretativa, percebeu-se que o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo não tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que há divergências nas concepções dos agentes educacionais em relação a esse exame - efeito do trabalho de postura não colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Carlos Morasco Junior, Escola Estadual Fúlvio Morganti

Professor, Escola Estadual Fúlvio Morganti. R. Floriano Peixoto, 1029, Ibaté, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: O.C. MORASCO JUNIOR. E-mail: <morasco.jr@gmail.com>.

Renata Prenstteter Gama, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino. São Carlos, SP, Brasil

Referências

Chiste, M.C. Saresp - sistema de avaliação do rendimento escolar do estado de São Paulo: repercussão do resultado positivo em duas escolas no ano de 2007. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

Esteban, M.T. A avaliação no cotidiano escolar. In: Esteban, M.T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Petrópolis: Vozes, 2008. p.7-24.

Fernandes, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Unesp, 2009.

Freitas, M.T.M. et al. O desafio de ser professor de matemática hoje no Brasil. In: Fiorentini, D.; Nacarato, A.M. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática. Campinas: Musa, 2005. p.196-219.

Luckesi, C.C. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica, v.4, n.2, p.79-88, 2002.

Ponte, J.P. Estudos de casos em educação matemática. Bolema, v.19, n.25, p.105-132, 2006.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Detalhamento do projeto institucional. 2008. Disponível em:

<https://sites.google.com/site/encontropibid/grupos-dediscussao/projeto_geral.pdf?attredirects=0&d=1>. Acesso em: 10 dez. 2012.

São Paulo. (Estado). Secretaria de Educação. Relatório pedagógico SARESP 2007. São Paulo: SEE, 2008.

Valente, W.R. Apontamentos para uma histórica da avaliação escolar em matemática: In: Valente, W.R. (Org.). Avaliação em matemática: história e perspectivas. Campinas: Papirus, 2008. p.11-38.

Downloads

Publicado

2012-06-27

Como Citar

Morasco Junior, O. C., & Gama, R. P. (2012). Avaliação externa e as repercussões em uma escola de baixo rendimento. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(1), 107–114. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1903

Edição

Seção

Artigos