Concepções e práticas de educação ambiental na escola pública

Autores

  • Fabiana Panetto de Almeida
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Professores, Projetos

Resumo

Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa realizada com professores de Ciências que elaboraram e desenvolveram projetos de Educação Ambiental, buscando identificar as concepções de Educação Ambiental e caracterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses projetos. Foram sujeitos desta pesquisa três professoras de três escolas públicas de Ensino Fundamental e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, observações das práticas pedagógicas e análise documental dos projetos. Os resultados revelaram que as diferentes concepções de Educação Ambiental permearam o discurso, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas. Pode-se afirmar que só haverá concretização dos projetos se os professores participarem do planejamento e da elaboração das propostas de Educação Ambiental, tendo em vista que a estrutura, o funcionamento das Escolas Públicas e a fragmentação do currículo escolar impõem determinados obstáculos à prática pedagógica da Educação Ambiental nas Escolas Públicas Estaduais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, F.P. Projetos de educação ambiental e seu desenvolvimento na escola pública: concepções e práticas de professores de Ciências. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

ALVES-MAZZOTTI, A.J.A. Planejamento de pesquisas qualitativas In: ALVES-MAZZOTTI, A.J.A.; GEWANDSZNADER, F. O Método nas

ciências naturais e sociais: pesquisa qualitativa e quantitativa. São Paulo: Pioneira, 2001.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BOUTINET, J-P. Antropologia do projeto. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Programa parâmetros em ação, meio ambiente na escola. Brasília: MEC, 2001.

CARVALHO, L.M. A temática ambiental e a escola de 1º grau. 1989. 282f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CASCINO, F. Educação ambiental: princípios, história e formação de professores. 3. ed. São Paulo: Senac, 2003.

HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

LEFF, E. Pensar a complexidade ambiental. In: LEFF, E. (Coord.). A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.

LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LOURENÇO-FILHO, M.B. O Sistema de “projetos”. In: LOURENÇO-FILHO, M.B. Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. 12. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NOGUEIRA, N.R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das inteligências múltiplas. São Paulo: Érica, 2001.

SEGURA, D.B.S. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Fapesp, 2001.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Almeida, F. P. de, & Cavalari, R. M. F. (2009). Concepções e práticas de educação ambiental na escola pública. Revista De Educação PUC-Campinas, (26). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/130

Edição

Seção

Artigos