O currículo nos atravessamentos pós-modernos

Autores

  • Paula Corrêa Henning

Palavras-chave:

Educação, Pós-Modernidade, Teorias do currículo

Resumo

Querendo problematizar sobre o currículo escolar, o presente artigo tem intencionalidade de traçar as teorizações curriculares e suas implicações, ao longo da trajetória histórica, anunciando os atravessamentos de um tempo pós-moderno. Busca indagar sobre as posturas curriculares favorecedoras de pensares e fazeres marcadamente delimitados, buscando sempre um ideal de sujeito, de práticas, constituindo um binarismo pedagógico que legitima alguns fazeres e não outros. Investigar teorizações que vão compondo os entendimentos de currículo é propósito deste texto que busca nas teorias tradicionais, críticas e pós-críticas os estudos desenvolvidos sobre currículo, especialmente no Brasil. Na tentativa de provocar nosso pensamento, indaga concepções das teorizações críticas em Educação, problematizando as questões de saber e poder no território contestado do currículo escolar.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

Henning, P. C. (2009). O currículo nos atravessamentos pós-modernos. Revista De Educação PUC-Campinas, (26). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/127

Edição

Seção

Artigos