Avaliação da aprendizagem no ensino superior: novos discursos e velhas práticas

Autores/as

  • Cácia Cristina França Rehem
  • Maria Alice Melo

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino Superior, Práticas Avaliativas

Resumen

Este artigo tem como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no ensino superior do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Jequié. Identifica qual a concepção de avaliação da aprendizagem, as práticas avaliativas desenvolvidas pelos professores e a opinião dos alunos desse curso. A pesquisa revela que o professor tem uma concepção de avaliação da aprendizagem a serviço do aluno. No entanto os dados apontam que essas avaliações constam de provas, seminários e trabalhos em grupo, tendo prioridade este último como metodologia de avaliação, em detrimento dos processos individuais, o que está distante da concepção referida pelos professores. O aluno tem uma visão crítica desse processo e entende que é avaliado para cumprir rituais, receber notas e ser aprovado ou não. Houve divergência entre alunos e professores na caracterização dessas práticas. Apesar do avanço conceitual na avaliação escolar, as práticas são conservadoras, revelando que os professores têm um discurso renovado, mas de fato não há mudanças significativas em sala de aula.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução Magda Schwartzhsupt Chavez. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BERTRAND, Olivier. Avaliação e certificação de competências e qualificações profissionais. Brasília: UNESCO/IIPE, 2005.

BONNIOL, J. J.; VIAL, M. Modelos de avaliação. Textos fundamentais. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREITAS, Luis Carlos Teixeira. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção – da universidade a pré-escola. Porto Alegre: Mediação, 1993.

___. Avaliar para promover: as setas do caminho. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2003.

MENDES, Oleni Maria. Avaliação formativa no ensino superior: reflexões e alternativas possíveis. In VEIGA. I. P. A; NAVES, M. L. P.

Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira & Marim, 2005.

PADERES, Adriana Marques. A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior. Dissertação (mestrado). Curso de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, 2007.

PERRENOUD, Philipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

VIANNA, H. M. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: IBRASA, 1989.

VILLAS BOAS, B. M. de F. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico-universitário: formação da cidadania crítica. In: VEIGA. I. P. A; NAVES, M. L. P. Currículo e Avaliação na Educação Superior. Araraquara: Junqueira & Marim, 2005.

Publicado

2008-11-30

Cómo citar

Rehem, C. C. F., & Melo, M. A. (2008). Avaliação da aprendizagem no ensino superior: novos discursos e velhas práticas. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/94

Número

Sección

Artículos