Avaliação da aprendizagem escolar e a educação física

processos regulatórios e possibilidades emancipatórias

Autores/as

  • Amparo Villa Cupolillo

Palabras clave:

 Avaliação da Aprendizagem, Educação Física, Emancipação

Resumen

A credibilidade nas medidas decorrentes dos processos avaliativos em diversos níveis educacionais parece ter, nos últimos anos, logrado patamares elevados. Sendo a Educação Física, por razões históricas, uma disciplina que possui certo afrouxamento em seu processo avaliativo, muitos professores reivindicam o direito efetivo de retenção do aluno como forma de atingir um status igual ao das demais disciplinas. O ponto de vista posto, aqui, em discussão, busca refletir sobre uma possível contraposição a essa suposta “desvantagem” da Educação Física, ou seja, sobre a possibilidade de que o afrouxamento da pressão da reprovação possa permitir uma vantagem para a Educação Física, permitindo ao trabalho pedagógico ser encaminhado para uma perspectiva emancipatória e libertadora.

 

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Publicado

2008-11-30

Cómo citar

Cupolillo, A. V. (2008). Avaliação da aprendizagem escolar e a educação física: processos regulatórios e possibilidades emancipatórias. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/91

Número

Sección

Artículos