Referenciais freireanos para a prática da avaliação
Palabras clave:
Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Emancipatória, Paulo FreireResumen
O texto destaca a importância de buscar a coerência entre a avaliação e a prática docente. Tal compreensão coloca o foco da avaliação sobre histórias, saberes, gentes e intencionalidades, no entendimento de que as histórias de avaliação podem produzir saberes e transformaras pessoas. As proposições sobre avaliação, apresentadas no artigo, estão inseridas em uma perspectiva crítico transformadora para a avaliação educacional, denominada Avaliação Emancipatória (SAUL, 1985). A discussão desse enfoque tem apoio em pressupostos da pedagogia de Paulo Freire, educador reconhecido mundialmente como a principal referência da educação libertadora no século XX. No final deste artigo são discutidas as implicações da utilização dos referenciais freireanos para a avaliação da aprendizagem e, em especial, condições importantes que precisam ser consideradas quando se quer mudar a prática da avaliação na direção de uma avaliação democrática.
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Citas
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