Repensando a potencialidade da concepção de vocação e de ofício do professor

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DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8691

Palabras clave:

Condição de trabalho docente, Disciplina (Conhecimento), Empreendedorismo, Vocação do professor

Resumen

O termo vocação tem sido colocado de lado em prol da profissionalização. Contemporaneamente, os valores empresariais colonizam nossas formas de vida, inclusive na educação. O trabalho do professor, por exemplo, vem se adequando cada vez mais aos valores profissionalizantes do mercado. A ideia de ofício do professor, por isso, está em desuso e parece fora de “situação”, uma vez que o ofício não se adequa, por exemplo, à exigência de flexibilidade no trabalho. Há, portanto, uma mudança de lógica na escola que visa se adequar ao sistema econômico hegemônico modificando profundamente a nossa concepção dos valores na educação. Entretanto, alguns pensadores sobre a educação, em nossos dias, resgatam a potencialidade de retomarmos a concepção de vocação e ofício. É o caso de Jorge Larrosa. Este artigo busca trazer à tona a importância dessa posição crítica de Larrosa. Para isso, realiza-se uma investigação crítica-interpretativa da bibliografia em torno dessa problemática que Larrosa evidencia ao discutir com outros pensadores contemporâneos, como Sennett e Deleuze entre outros.

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Publicado

2024-09-04

Cómo citar

Manzi Filho, R. (2024). Repensando a potencialidade da concepção de vocação e de ofício do professor. Revista De Educação PUC-Campinas, 29. https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8691

Número

Sección

Original