Prática docente compartilhada

um relato de experiência no ensino de Estatística

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8469

Palabras clave:

Estatística para a educação básica, Licenciatura em matemática, Sala de aula compartilhada

Resumen

O presente trabalho é um relato de experiência de prática docente compartilhada realizada em uma disciplina introdutória de Estatística ofertada para licenciandos em Matemática. Por prática docente compartilhada no curso de licenciatura entenda-se toda a organização e implementação de uma disciplina a cargo de dois ou mais professores responsáveis, sendo pelo menos um professor da educação básica. Em particular, buscava-se identificar como a presença do professor da educação básica poderia contribuir para a elaboração de reflexões sobre o ensino de Estatística para esse mesmo segmento e como o trabalho em conjunto desses professores poderia permitir a construção de pontes entre o ensino de Estatística na escola e na universidade. Para isso, durante o segundo semestre de 2021, realizou-se um projeto de prática docente compartilhada em uma disciplina introdutória de Estatística na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Nesse projeto, o professor do Ensino Superior, estatístico por formação, e a professora de Matemática da educação básica responsabilizaram-se, em conjunto, pela organização, implementação e avaliação do curso. Este relato descreve como ocorreu essa experiência e os aspectos positivos e negativos observados, além de procurar responder aos questionamentos iniciais levantados. A análise dos dados coletados no trabalho indica que a presença da professora da educação básica estimulou os graduandos a terem um olhar sobre o ensino de Estatística mais voltado para a realidade da educação básica. Além disso, a presença de dois professores, de diferentes segmentos e de formações distintas, suscitou um maior debate sobre os conhecimentos estatísticos ao possibilitar a apresentação de diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema.

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Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Baccar, M. H. M. M. ., Silva, A. S. da, & Velasque, L. de S. (2023). Prática docente compartilhada: um relato de experiência no ensino de Estatística. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8469

Número

Sección

Dossiê Práticas Pedagógicas e Processos Educativos em Educação Estatística