Educação física escolar

reflexões e perspectivas em relação à inclusão do aluno com deficiência física

Autores/as

  • Juliana Buosi de Almeida Faculdade Católica Rainha da Paz
  • Márcia da Silva Cristina Rodrigues Coffani Faculdade Católica Rainha da Paz

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a71

Palabras clave:

Educação física escolar, Inclusão, Metodologia de ensino

Resumen

Investigou-se o processo de inclusão, nas aulas de educação física da rede de ensino de Araputanga (MT), dos alunos com deficiência física. A pesquisa de caráter qualitativo-descritiva empregou como instrumentos metodológicos: revisão bibliográfica; análise documental; observação participante; e entrevistas semiestruturadas com os professores de educação física. A criança e o adolescente em condição de deficiência têm direito de brincar, de viver o corpo em movimento como toda e qualquer pessoa. É o atendimento educacional especializado aos “portadores de deficiência física”, preferencialmente na rede regular de ensino, que pode possibilitar, embora não garantir, a participação em aulas de educação física. Promover o repensar de práticas e princípios pedagógicos no campo da educação física adaptada colabora com a formação de professores para atuação na escola e demais espaços sociais e com o processo de ensino e aprendizagem do movimento corporal junto às pessoas com necessidades especiais.

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Biografía del autor/a

Juliana Buosi de Almeida, Faculdade Católica Rainha da Paz

Professora, Faculdade Católica Rainha da Paz, Curso de Licenciatura em Educação Física. Av. 23 de Maio, 2, 78260-000,
Araputanga, MT, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.S.C.R. COFFANI. E-mail: <marciacoffani@hotmail.com>.

Márcia da Silva Cristina Rodrigues Coffani, Faculdade Católica Rainha da Paz

Professora, Faculdade Católica Rainha da Paz, Curso de Licenciatura em Educação Física. Av. 23 de Maio, 2, 78260-000, Araputanga, MT, Brasil.

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Publicado

2010-06-30

Cómo citar

Almeida, J. B. de, & Coffani, M. da S. C. R. (2010). Educação física escolar: reflexões e perspectivas em relação à inclusão do aluno com deficiência física. Revista De Educação PUC-Campinas, (28), 55–67. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a71

Número

Sección

Artículos