Práticas pedagógicas dos professores de Língua Inglesa e o desenvolvimento do seu letramento digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7070

Palabras clave:

Atividades pedagógicas, Leitura e escrita na tela, Professores de língua inglesa

Resumen

O presente artigo busca trazer informações sobre como o letramento digital dos professores de língua inglesa tem se desenvolvido por meio do que dizem de suas práticas em sala de aula. Os dados analisados aqui são um recorte de uma pesquisa de mestrado que procurou investigar o desenvolvimento do letramento digital desses professores, seus desafios e, superações e responsabilidade deles ao formar outros sujeitos letrados digitalmente. Para levantamento dos dados foram utilizados os instrumentos questionário e entrevista e as falas foram analisadas em seu conteúdo. Os resultados demonstraram que as práticas docentes que mais oportunizam o desenvolvimento do letramento digital dos professores referem-se ao planejamento e execução das aulas, principalmente por meio de atividades de pesquisa e apresentação de conteúdos, sejam por textos, imagens ou vídeos. Os recursos tecnológicos têm sido utilizados mais para apresentação/apreciação do que para a produção/criação de materiais digitais. Aponta-se a necessidade de formação sólida no tema letramento digital para um trabalho mais efetivo.

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Publicado

2023-03-30

Cómo citar

Pedri, C., & Koerner, R. M. . (2023). Práticas pedagógicas dos professores de Língua Inglesa e o desenvolvimento do seu letramento digital. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7070

Número

Sección

Artículos