Modelo cultural de formação docente

a revista de educação (1921-1923)

Autores/as

  • Leila Maria Inoue Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a69

Palabras clave:

Cultura escolar, Formação de professores, Revista de educação

Resumen

Neste artigo, foi analisada a Revista de Educação publicada pelos professores da antiga Escola Normal de Piracicaba (SP) entre 1921 e 1923, com o objetivo de compreender, por meio da análise do ciclo de vida, da materialidade e do conteúdo do periódico, como os professores estavam sendo formados nesse período. Esta pesquisa foi realizada sob a perspectiva da História Cultural, baseada em Roger Chartier. Esse referencial toma o impresso em sua materialidade de objeto cultural, preocupando-se com as práticas que o produzem e os usos que são feitos dele. Como considerações finais, verifico que a Revista de Educação funciona como estratégia editorial, como suporte material das práticas escolares e como dispositivo de normatização pedagógica, que tinha por objetivo formar o professor primário com a divulgação das ideias educacionais propostas pela Reforma Sampaio Dória, e que as temáticas e o conjunto de saberes abordados pelos artigos formavam um modelo cultural de formação docente.

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Biografía del autor/a

Leila Maria Inoue, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade
de Filosofia e Ciências. Marília, SP, Brasil.  Av. Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900, Marília, SP, Brasil. E-mail: <leinoue@marilia.unesp.br>.

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Publicado

2010-06-30

Cómo citar

Inoue, L. M. (2010). Modelo cultural de formação docente: a revista de educação (1921-1923). Revista De Educação PUC-Campinas, (28), 33–44. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a69

Número

Sección

Artículos