Percepção de estudantes de enfermagem sobre o uso do portfólio reflexivo

Autores/as

  • Gabriela Maschio Semim Pronto-Socorro Central do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Universidade de São Paulo
  • Adriana Kátia Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a52

Palabras clave:

Ensino , Avaliação , Portfólio reflexivo

Resumen

No ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, é utilizado o Portfólio Reflexivo como instrumento de avaliação. O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção do estudante sobre o uso do portfólio reflexivo para a avaliação do aprendizado. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a técnica de grupo focal com sete estudantes do terceiro ano de bacharelado. Pela análise temática foram construídos temas: construção do portfólio pelo aluno; acompanhamento da construção do portfólio pelo professor e processo de avaliação - o valor (nota) atribuído ao portfólio. Apesar das dificuldades contextuais e pedagógicas, o portfólio reflexivo se mostra como instrumento facilitador do processo ensino--aprendizagem, sendo importante que isso sensibilize os docentes para a troca de experiências/conhecimentos e construção de modos de fazer que potencialize a avaliação formativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Maschio Semim, Pronto-Socorro Central do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo

Enfermeira, Pronto-Socorro Central do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo. R. Joaquim Nabuco, 380, Centro, 09720-395, São Bernardo do Campo, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: G.M.SEMIM. E-mail: <gabi.semim@hotmail.com>.

Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Universidade de São Paulo

Professora, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem
Psiquiátrica. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Adriana Kátia Corrêa, Universidade de São Paulo

Professora, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem
Psiquiátrica. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Citas

ANASTASIOU, L.G.C. Educação superior e preparação pedagógica: elementos para um começo de conversa. Revista Saberes, v.2, n.2, p.20-31, 2001.

ALBERTINO, F.M.F.; SOUZA, N.A. Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Revista Estudos em Avaliação Educacional, v.27, n.29, p.169-188, 2004.

ALVARENGA, G.M. Portfólio: o que é e a que serve? Revista Olho Mágico (Em Questão), v.8, n.1, p.18-21, 2001.

BERBEL N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, p.139-154, 1998.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES. Diretrizes curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2001, Seção 1E, p.131.

ESTEBAN, M.T. Avaliação como processo de investigação da dinâmica pedagógica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 3., 2005. São Paulo. Anais... São Paulo, 2005.

GATTI, B. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HERNANDEZ, F. Transgressões e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LALUNA, M.C.M.C. Os sentidos da avaliação na formação de enfermeiros orientada por competência. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MARINHEIRO, P. O Portfólio numa unidade curricular. In: SÁ-CHAVES, I. Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos formativos. Porto: Porto Editora, 2005.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. Paulo: Hucitec, 2006.

PROVENZANO, M.E.; MOULIN, N.M. Formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem, núcleo estrutural, proposta pedagógica e avaliando a ação 8. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto de profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

ROSÁRIO, E.L.S.P.; BARBOSA, E.G.R. O portfólio: uma abordagem avaliativa. Revista Interação, v.6, n.6, p.149-153, 2002.

SÁ-CHAVES, I. Os Portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos formativos. Porto: Porto Editora, 2005.

SÁ-CHAVES, I. Portfólio reflexivo: estratégia de formação e de supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000. (Formação de Professores - Cadernos Didáticos: série supervisão, 1).

SILVA, R.F.; SÁ-CHAVES, I. Formação Reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Revista Interface: Comunicação, Saúde e Educação, v.12, n.27, p.721-34, 2008.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Projeto Político-Pedagógico do curso de bacharelado. Ribeirão Preto: USP, 2004.

VILLAS BOAS, B.M.F. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Revista Educação e Sociedade, v.26, n.90, p.291-306, 2005a.

VILLAS BOAS, B.M.F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005b.

WATERMAN, M.A. Teaching portfólios for summative and peer evaluation. In: AMERICAN ASSOCIATION FOR HIGHER EDUCATION CONFERENCE ON ASSEMENT FOR HIGHER EDUCATION, 6., 1991. Proceedings… San Francisco: Paper Presented, 1991.

Publicado

2010-12-31

Cómo citar

Semim, G. M., Mello e Souza, M. C. B. de, & Corrêa, A. K. (2010). Percepção de estudantes de enfermagem sobre o uso do portfólio reflexivo. Revista De Educação PUC-Campinas, (29), 177–187. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a52

Número

Sección

Artículos