O homem das árvores

arte e meio ambiente em diálogo na escola pública

Autores/as

  • Paulo César Antonini de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a51

Palabras clave:

Arte-Educação, Dialogicidade, Meio Ambiente

Resumen

Esse estudo teve como objetivo desvelar as relações entre os discentes de 8ªs séries da E.E. Professora Dinah Lucia Balestrero da cidade de Brotas, interior do estado de São Paulo, com o mundo em que vivem, destacando processos criativos no e com o meio ambiente, a partir de uma intervenção pedagógica em Arte-Educação, fundamentada principalmente no trabalho artístico de Krajcberg. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se: registros fotográficos, apontamentos dos relatórios e das falas discentes e de seus familiares, colhidas durante a intervenção. Com base nos dados, considera-se que a troca de experiências e a comunicação proporcionada pelas aulas, tornaram as discussões sobre o meio ambiente significativas para todos/as, atentando que o ser humano vive de corpo encarnado no mundo e interfere neste. O contato com o trabalho de Krajcberg refletiu em valores éticos ambientais com alternativas de diálogo com o mundo e outros seres vivos, vencendo limites impostos pela instituição de uma estética baseada em conceitos da mídia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo César Antonini de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Washington Luiz, Km 235, 13565-905, São Carlos, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: P.C.A. SOUZA. E-mail: <pauloantonouza@yahoo.com.br>.

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação. São Carlos, SP, Brasil.

Citas

ANDRADE, S. O patrimônio histórico arqueológico de Serra da Mesa: a construção de uma nova paisagem. 2002. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.unisc.br/universidade/estrutura_administrativa/nucleos/npu/npu_patrimonio/producao_cientifica/outros/teses/patr_historico_serra_mesa.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2010.

ARANHA, C.G. Ato criador como material de apoio para a educação artística. In: CAPPELLETTI, I.F.; LIMA, L.A.N. Formação de educadores: pesquisas e estudos qualitativos. São Paulo: Olho d’Água, 1999.

ARGAN, G.C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARBOSA, K.M. A sacralização da arte e do artista: seus mitos e desafios à prática docente em artes. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Constituição brasileira, direitos humanos e educação, 31., 2008, Caxambu/MG. Anais... Caxambu, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2010.

BARRETO NETO, O.P. Brotas eco esportes: viver e preservar. Brotas: Gráfica Municipal, 2007.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BULFINCH, T. O livro de ouro da mitologia (a idade da fábula): histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

CANCINO, C. Frans Krajcberg: escultor denuncia destruição da Amazônia e lança compilação de imagens da natureza brasileira. Veja São Paulo, edição 1965, 2006. Disponível em: <http://web.archive.org/web/20070704204654/http://vejasaopaulo.abril.com.br/entrevista s/m0023938.html>. Acesso em: 7 dez. 2010.

COUTINHO, R. Vivências e experiências a partir do contato com a arte. In: TOZZI, D.; COSTA, M.M.; HONÓRIO, T. Educação com Arte. São Paulo: FDE, 2004.

CULTURA. Cocoricó: 28 sucessos musicais. São Paulo: Cultura, 2005. 1 DVD (81 min) son., dubl., color.

DIEGUES, A.C. O mito da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 1996.

DUSSEL, E. A arte do oprimido na América Latina. In: DUSSEL, E. Oito ensaios sobre cultura latinoamericana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997. p.153-170.

ESCOLA Dinah: a estadual que toda escola deveria ser. Blog pedagógico. Internet, 2007. Disponível em: <http://www.escoladinah.com.br> Acesso em: 13 dez. 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P.; PICHON-RIVIÈRE, E. O processo educativo segundo Paulo Freire e Pichon-Rivière. Petrópolis: Vozes, 1991.

GOMBRICH, E.H. A História da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

JUSTINO, M.J. Frans Krajcberg: a tragicidade da natureza pelo olhar da arte. Curitiba: Travessa dos Editores, 2005.

LANIER, V. Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, A.M. (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p.43-55.

LAYRARGUES, P.P. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S. (Org.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006. p.71-103.

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

MELO, V.A. Arte e lazer: desafios para romper o abismo. In: MARCELLINO, N.C. (Org.). Lazer e cultura. Campinas: Alínea, 2007. p.63-87.

MÉNARD, R. Mitologia greco-romana. São Paulo: Opus, 1991. v.2.

MERLEAU-PONTY, M. O Visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2003.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MPB4 e a nova música brasileira. Rio de Janeiro: Deckdisc, 2003. 1 CD-ROM (50 min). O HOMEM que plantava árvores. Direção; Frederic Back. Canadá: Sociéte Rádio-Canadá, 1987. 1 DVD (30 min.), son., color., dubl., NTSC. Original: L’homme qui plantair des arbres.

REBOUÇAS, M.L.M. et. al. Cicatrizes. In: INSTITUTO arte na escola. Arte br. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2003.

REBUZZI, S.F.K. Cronópios, 2005. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/site/colunistas.asp?id=542>. Acesso em: 20 ago. 2010.

RODRIGUES, C. Educação física, educação ambiental e educação infantil no contexto escolar: uma sinergia possível. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1574>. Acesso em: 20 ago. 2010.

RODRIGUES, C; GONÇALVES JUNIOR, L. Ecomotricidade: sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica. Motriz, v.15, n.4, p.987-995, 2009. Disponível em: <http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/viewFile/3252/2759>. Acesso em: 20 ago. 2010.

SOUZA, P.C.A.; GONÇALVES JUNIOR, L. Aventura em jogo: processos educativos envolvidos na prática do mergulho no Rio Jacaré Pepira de Brotas. In: COLÓQUIO DE PESQUISA QUALITATIVA EM MOTRICIDADE HUMANA: O LAZER EM UMA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA, 3., 2007, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2007. p.298-317.

SOUZA, P.C.A. Motricidade, lazer e cultura: processos educativos desvelados no mergulho na bacia do salto. In: SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: 15 ANOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFSCar, 3., SHOTOWORKSHOP, 5., 2009, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009. p.710-726.

Publicado

2010-12-31

Cómo citar

Souza, P. C. A. de, & Gonçalves Junior, L. (2010). O homem das árvores: arte e meio ambiente em diálogo na escola pública. Revista De Educação PUC-Campinas, (29), 165–176. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a51

Número

Sección

Artículos